O movimento modernista no Brasil contribuiu para as reflexõe...
O movimento modernista no Brasil contribuiu para as reflexões sobre a identidade nacional à medida em que
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A alternativa C é a correta.
O modernismo brasileiro foi um movimento cultural que teve grande impacto nas artes e na literatura do Brasil, particularmente durante a primeira metade do século XX. Este movimento foi marcado pela busca de uma identidade nacional única, que integrasse elementos das diversas culturas presentes no Brasil.
Alternativa C - Correta: O modernismo no Brasil realmente estimulou os hibridismos culturais. Os artistas modernistas faziam releituras de escolas artísticas europeias, mas sempre incorporando elementos locais e referências culturais brasileiras, como o cotidiano, a natureza, e as tradições populares, o que ajudava a refletir a brasilidade e as idiossincrasias do país.
Alternativa A - Incorreta: Embora o modernismo buscasse uma arte que refletisse a identidade nacional, ele não recusava completamente as influências europeias. Na verdade, o movimento propunha uma antropofagia cultural, onde se assimilavam influências externas para criar algo novo e genuinamente brasileiro, ao invés de rejeitar qualquer contribuição estrangeira.
Alternativa B - Incorreta: A noção de mestiçagem no modernismo não foi substituída pela ideia de que o Brasil era um "caldeirão cultural sem identidade". Ao contrário, o modernismo reconhecia e celebrava essa diversidade como parte fundamental da identidade brasileira, sem negar suas influências africanas, indígenas e europeias.
Alternativa D - Incorreta: Embora os modernistas questionassem as tradições artísticas elitistas, o termo "obreirismo dialético" não é uma denominação reconhecida para descrever suas ações. Além disso, a recusa de patrocínios e a representação exclusiva de pessoas humildes não eram práticas generalizadas entre todos os modernistas.
Alternativa E - Incorreta: A noção de antropofagia cultural no modernismo brasileiro referia-se a "devorar" influências culturais estrangeiras para criar algo novo e brasileiro, mas não tinha como objetivo criar uma paródia de linguagem universal e cosmopolita. Era uma forma de absorver e transformar as influências externas, apropriando-se delas de maneira crítica e inovadora.
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