Certo paciente de 18 anos de idade procura gastroenterologis...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2020 Banca: IADES Órgão: SES-DF Prova: IADES - 2020 - SES-DF - Hepatologia |
Q1673810 Medicina
Certo paciente de 18 anos de idade procura gastroenterologista após a realização de endoscopia digestiva alta, sem pedido médico, em razão de queixas de queimação retroesternal e regurgitação, que se iniciaram há cerca de dois meses. As queixas são geralmente pós-prandiais, principalmente após ingesta de alimentos gordurosos e de bebidas alcoólicas. Nega náuseas, vômitos, disfagia, perda ponderal ou quaisquer outros sintomas. O laudo do exame descreve presença de erosões em esôfago distal, algumas maiores que 5 mm, confluentes, acometendo cerca de 65% da circunferência do órgão.
Acerca desse caso clínico e tendo em vista os conhecimentos médicos correlatos, julgue o item a seguir.
A biópsia de esôfago distal faz parte da rotina da endoscopia digestiva alta na DRGE.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para resolver esta questão, precisamos entender o contexto clínico apresentado e algumas rotinas da prática médica em relação à Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE).

Tema central: A questão aborda a prática da endoscopia digestiva alta em casos de DRGE, especificamente se a biópsia do esôfago distal faz parte da rotina desse procedimento.

Alternativa correta: E - errado

Justificativa: Embora a endoscopia digestiva alta seja um exame fundamental para observar alterações no esôfago, como as erosões descritas no enunciado, a biópsia do esôfago distal não é parte da rotina da endoscopia digestiva alta para todos os casos de DRGE. Ela é reservada para situações específicas, como suspeita de esofagite eosinofílica, doença de Barrett ou quando há lesões sugestivas de malignidade. No caso apresentado, o paciente tem erosões, mas sem indicação de biópsia em uma rotina comum de DRGE.

Análise das alternativas:

  • C - certo: Esta alternativa está incorreta porque afirma que a biópsia é rotineira na DRGE, o que não corresponde à prática clínica comum.
  • E - errado: Esta é a alternativa correta. Justamente porque a biópsia não faz parte da rotina em casos típicos de DRGE, sendo feita apenas em condições específicas.

Compreender a rotina da endoscopia digestiva alta e quando a biópsia é indicada ajuda a responder corretamente questões desse tipo. Sempre que enfrentar uma questão, é útil lembrar-se quais procedimentos são considerados padrão e quais são aplicados apenas em casos específicos.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A afirmação está incorreta. A biópsia de esôfago não é rotineiramente realizada na endoscopia digestiva alta para o diagnóstico de DRGE. Ela é indicada apenas em casos suspeitos de esofagite grave, displasia, adenocarcinoma ou outras condições que possam justificar a necessidade de análise histopatológica. A decisão de realizar a biópsia deve ser feita de forma individualizada, considerando os achados clínicos e endoscópicos do paciente.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo