Assinale a alternativa correta em relação à concordância ve...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (6)
- Comentários (7)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
leem todas as alternativas voltando ao texto. Questões da quadrix cobram atenção redobrada
CUIDADO
Há comentário incorreto;
Solicita-se julgamento das assertivas acerca do texto:
A) Estaria mantida a correção gramatical do texto caso a forma verbal “têm” (linha 4) estivesse flexionada na terceira pessoa do singular — tem —, visto que a concordância verbal é estabelecida com expressões de porcentagem.
Incorreta. Não há necessidade de regressar à passagem. Em expressões percentuais, quando realizada com o numeral, a concordância é singular para números abaixo de 2%, sendo plural nos demais casos.
Se a forma "têm" concorda com um percentual, consoante afirma a banca, ou não há possibilidade de singularização ou a concordância ocorre com um determinante singular. A assertiva é incorreta nas duas possibilidades;
B) A flexão no plural do segmento “está associada” (linha 5) não prejudicaria a correção gramatical do texto, dada a referência do referido trecho a “alterações cardiovasculares e saúde bucal” (linha 5).
Incorreta. A concordância da passagem ocorre com o substantivo "relação", não havendo possibilidade de pluralização;
C) A substituição do segmento “podem provocar” (linha 12) por pode provocarem não prejudicaria a correção gramatical do texto.
Incorreta. A estrutura "pode provocar" é locução verbal, sendo de conhecimento geral que em tais estruturas a concordância ocorre por conta do verbo auxiliar, permanecendo o principal em forma nominal e normalmente invariável.
A flexão plural apenas do verbo principal, permanecendo a forma auxiliar no singular, não é correta e causa grave prejuízo gramatical;
D) Haveria prejuízo da correção gramatical caso a forma verbal “explica” (linha 15) estivesse flexionada na terceira pessoa do plural — explicam.
Correta. A frase está transcrita abaixo:
"Conforme explica o dentista e professor Jayme Bordini (...)"
Não há dois sujeitos na estrutura em tela. Os termos "dentista" e "professor" são substantivos aos quais "Jayme Bordini" serve de aposto especificativo, sendo a estrutura formada de sujeito singular de núcleo duplo: o dentista e professor.
A concordância do verbo "explica" ocorre com o sujeito singular da estrutura, inexistindo pluralidade que justifique a flexão do verbo;
E) Estaria preservada a correção gramatical do texto caso se substituísse a forma verbal “Existem” (linha 17) por Podem haver.
Incorreta. Sem necessidade de regressar ao texto: A forma verbal "existem" é pessoal e sofre flexão, mas o mesmo não ocorre com a forma "haver" quando indicativa de existência.
Utilizando-se a locução "pode haver", na substituição do verbo "existir", a forma principal "haver" é impessoal e faz com que a locução não sofra flexão, devendo o verbo auxiliar permanecer também invariável;
Gabarito na alternativa D
Pensei ser possível a construção:
As complicações na boca pode provocarem ainda outras doenças
Na ordem direta ficaria : Pode as complicações na boca provocarem ainda outras doenças
Seria uma oração subordinada substantiva subjetiva: Pode ISTO.
A prova da Quadrix para o cargo de Advogado estava um mel. Agora quando o cargo é Auxiliar Administrativo a banca desce a marreta com força na cabeça do combalido candidato.
errei pq pensei que dentista e professor era a mesma pessoa..na próxima leio o texto ao invés de ler somente a linha
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo