Homem de 58 anos, portador de diabetes mellitus tipo 2 há se...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1900803 Medicina
Homem de 58 anos, portador de diabetes mellitus tipo 2 há seis anos, realiza consulta médica de acompanhamento. Encontra-se em uso de metformina, sinvastatina e losartana potássica.
Sua pressão arterial é de 140/80mmHg; glicemia (jejum) = 142mg/dL; sódio sérico = 140mmol/L; potássio sérico = 5,2mmol/L; ureia e creatinina no soro dentro dos valores de referência; microalbuminúria de 360mg/24 horas.
A esse respeito, é correto afirmar que
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O paciente apresenta valores elevados de microalbuminúria de 360mg/24 horas, o que indica comprometimento renal pelo diabetes mellitus. A microalbuminúria é a presença de pequenas quantidades de albumina na urina, sendo um importante indicador de lesão renal. Quando os valores de albumina na urina ultrapassam 300mg/24 horas, caracteriza-se como macroalbuminúria, que é um sinal mais avançado de nefropatia diabética. Portanto, a alternativa correta é a C. É importante monitorar a função renal desses pacientes e realizar intervenções terapêuticas para prevenir o avanço da lesão renal e suas complicações.

A microalbuminúria é definida como a excreção urinária de albumina entre 30 e 300 mg/24 horas. A macroalbuminúria, também conhecida como proteinúria clínica, é definida como a excreção urinária de albumina acima de 300 mg/24 horas.

No caso apresentado, a microalbuminúria de 360 mg/24 horas indica macroalbuminúria (ou proteinúria clínica), uma condição mais avançada de dano renal

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo