A pancreatite aguda foi definida, no Simpósio de Atlanta, em...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2020 Banca: IADES Órgão: SES-DF Prova: IADES - 2020 - SES-DF - Hepatologia |
Q1673821 Medicina

A pancreatite aguda foi definida, no Simpósio de Atlanta, em 1992, como um processo inflamatório agudo do pâncreas, com envolvimento variável de outros tecidos regionais ou de sistemas orgânicos remotos. A respeito dessa patologia e com base nos conhecimentos médicos correlatos, julgue o item a seguir.


Todos os pacientes com ecografia de abdome sem colelitíase, sem histórico de abuso de álcool, com triglicerídeos séricos abaixo de 1.000 mg/dL, devem ser submetidos a colangiorressonância ou ecoendoscopia para descartar coledocolitíase como etiologia da pancreatite aguda.

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A afirmação está incorreta. Na pancreatite aguda, a coledocolitíase é uma das causas mais comuns, mas não é a única. Além disso, nem todos os pacientes sem colelitíase, sem histórico de abuso de álcool e com triglicerídeos séricos abaixo de 1.000 mg/dL necessitarão de colangiorressonância ou ecoendoscopia, pois a investigação diagnóstica deve ser baseada em uma avaliação clínica individualizada e em exames complementares. Portanto, é importante avaliar cada caso individualmente e seguir as condutas clínicas adequadas para cada paciente.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo