Homem de 68 anos é portador de insuficiência cardíaca classe...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1900805 Medicina
Homem de 68 anos é portador de insuficiência cardíaca classe III (NYHA) e queixa-se de fadiga.
Apresenta pressão arterial de 115/75 mmHg, frequência cardíaca de 70bpm e o ritmo cardíaco é regular com algumas extrassístoles. Está em uso de inibidor de ECA (maleato de enalapril) e betabloqueador (carvedilol) em doses otimizadas e afirma estar fazendo uso regular da medicação.
Assinale a opção que indica a próxima etapa que poderia reduzir a morbidade e a mortalidade deste paciente.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O tema central da questão é a insuficiência cardíaca, um quadro clínico em que o coração tem dificuldade de bombear sangue suficiente para atender às necessidades do corpo. A questão específica aborda um paciente em classe III da NYHA, que significa uma limitação significativa das atividades físicas, mas confortável em repouso.

Para resolver a questão, é necessário conhecimento sobre o manejo da insuficiência cardíaca, especialmente sobre os medicamentos que podem reduzir a morbidade e mortalidade em pacientes já em tratamento com inibidores da ECA e betabloqueadores. A escolha de um tratamento adicional deve ser baseada em evidências científicas que comprovem benefícios clínicos significativos.

A alternativa correta é: E - Espironolactona.

Justificativa da alternativa correta:

A espironolactona é um diurético poupador de potássio que atua como um antagonista da aldosterona. Em pacientes com insuficiência cardíaca classe III-IV (NYHA), a espironolactona é recomendada porque demonstrou reduzir a mortalidade e a hospitalização. Isso ocorre porque ela ajuda a controlar o volume de líquido no corpo, reduzindo o trabalho do coração e limitando os danos adicionais ao músculo cardíaco.

Análise das alternativas incorretas:

A - Digoxina: Embora possa ser usada em alguns casos para controlar sintomas, a digoxina não demonstrou reduzir a mortalidade em insuficiência cardíaca. Seu uso é mais voltado para controle de frequência em casos de fibrilação atrial concomitante.

B - Ivabradina: É utilizada para reduzir a frequência cardíaca em pacientes com insuficiência cardíaca que permanecem sintomáticos, mas não substitui a espironolactona quanto à redução de mortalidade.

C - Furosemida: É um diurético de alça utilizado para controlar a retenção de líquidos e aliviar os sintomas de congestão, mas não modifica a mortalidade.

D - Dobutamida: É um medicamento inotrópico usado em situações agudas para melhorar a função cardíaca a curto prazo, mas não é apropriado para redução de morbidade e mortalidade a longo prazo em insuficiência cardíaca crônica.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A resposta correta é a alternativa E - Espironolactona. O paciente em questão apresenta insuficiência cardíaca de classe III e queixa-se de fadiga, o que indica que a sua doença está em uma fase avançada. Ele já está em uso de inibidor de ECA e betabloqueador em doses otimizadas, mas ainda apresenta sintomas. A espironolactona é um diurético poupador de potássio que tem sido demonstrado em estudos clínicos como capaz de reduzir a morbidade e a mortalidade em pacientes com insuficiência cardíaca em estágio avançado. Portanto, a próxima etapa indicada seria incluir a espironolactona no tratamento do paciente para reduzir a morbidade e mortalidade e melhorar a sua qualidade de vida.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo