A respeito da dinâmica do agronegócio brasileiro, julgue o i...
A respeito da dinâmica do agronegócio brasileiro, julgue o item que se segue.
A divisão territorial do trabalho existente em regiões
produtivas do agronegócio é organizada em dois circuitos da
economia local: o circuito superior, comandado pelas empresas
e produtores hegemônicos do agronegócio, e o circuito
inferior, formado a partir da agricultura camponesa não
integrada diretamente à agricultura tecnificada.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (15)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Análise do item:
O circuito superior corresponde ao tipo de atividade comumente chamado de agronegócio caracterizado pela especialização técnica de alta intensidade e portanto, de alto investimento, lucratividade e produtividade enquanto o circuito inferior é caracterizado majoritariamente pela chamada agricultura familiar e gera menos lucro, possui menos investimentos e conecta-se com a circulação local de mercadorias abastecendo os grandes centros urbanos. Item correto.
Gabarito do professor: certo.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
CERTO.
A teoria dos dois circuitos da economia urbana foi criada por Milton Santos, no final da década de 1960, para explicar a urbanização dos países periféricos .
O espaço agrário brasileiro é amplamente desigual. Enquanto o agronegócio tecnificado volta-se ao mercado agroexportador em produtos como soja, carnes, milho, entre outros; o pequeno camponês – assentado ou produtor familiar – produz os bens destinados diretamente ao consumo interno como feijão, frutas, e hortaliças.
Certo.
Ainda hoje, a realidade do campo brasileiro é marcada pela sua assimetria, em que de um lado estão os grandes proprietários, com produção mais sofisticada e de itens da pauta exportadora, e de outro, os pequenos produtores, com produção menos tecnológica e de produtos majoritariamente consumidos internamente.
Julguei errado, pois achei que seria agricultura familiar e não camponesa.
O processo de transformação do Brasil essencialmente agrário para uma das principais economias mundiais deve-se à expansão da globalização da economia e à tentativa de se inserir o país no mercado mundial. Isso vem promovendo intensas modificações políticas, econômicas e territoriais. Os impactos resultantes dessas transformações são signifi cativos, principalmente com o incremento da divisão social e territorial do trabalho, promovida pela dispersão espacial da produção e relocação de todos os fatores econômicos, que reorganizaram os investimentos produtivos no país.
A agricultura científica globalizada, sendo um modelo hegemônico que caracteriza o atual momento da agricultura brasileira, tende a influenciar fortemente os lugares, as regiões e os territórios destinados à produção e à circulação de commodities agrícolas.
A atuação de grandes empresas nacionais e transnacionais permitem que essas áreas se conectem diretamente com o mercado global, numa relação técnica, comercial e financeira que tende a transformar completamente os modos de produção e as relações sociais, complexificando a divisão territorial do trabalho.
Não concordo, pois a agricultura familiar ou camponesa,se encontra em processo de tecnificação ,não aos moldes dos grandes grupos,porém já é um processo significativo. A maioria das pequenas lançam mão de maquinários como, tratores, ordenhas mecânicas, refrigeradores, dentre outros.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo