Um processo de grande importância na cronotanatognose ...
Esse processo é denominado:
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito: Letra B.
A putrefação (fenômeno transformativo destrutivo) tem quatro períodos distintos: a) período de coloração ou de manchas; b) período gasoso; c) período coliquativo; d) período de esqueletízação.
No período de coloração (cromático), tem-se a exteriorização do início da putrefação, em geral, pela mancha verde, comumente na fossa ilíaca direita.
No período gasoso, os gases que se desenvolvem no interior do cadáver começam a se estender por todo o corpo.
No período coliquativo, tem-se a dissolução pútrida. As partes moles vão reduzindo aos poucos de volume, pelo desintegrar progressivo dos tecidos.
No período de esqueletização, temos a fase final do processo putrefativo. Este período pode durar de vários meses a vários anos.
Fonte: Medicina Legal - Genival Veloso França.
Minha contribuição.
Putrefação
Consiste na decomposição dos tecidos pela ação de diversos seres microscópicos (bactérias, vírus), logo após a autólise. O abdômen é onde se inicia este processo, com uma mancha verde, fato que só não ocorre nos recém-nascidos.
A velocidade da decomposição varia de acordo com diversos fatores particulares bem como a condição do cadáver, uma ferida aberta, por exemplo, pode servir de porta de entrada para larvas, acelerando a decomposição.
Observação: Esse processo não ocorre em recém-nascidos, pois os mesmos ainda não possuem flora intestinal rica e suficiente para dar início a esse processo.
A Putrefação possui quatro fases:
a) Período de coloração: inicia-se pela mancha verde abdominal, que vai se espalhando pelo corpo e deixando o cadáver com um aspecto azul esverdeado e vai escurecendo até o verde-enegrecido. Tal tonalidade é causada pela formação de hidrogênio sulfurado.
b) Período gasoso: No período gasoso ou enfisematoso é aquele em que do interior do corpo os gases da putrefação vão formando bolhas na epiderme, o cadáver incha. Há projeção dos olhos e da língua, bem como a distensão do abdômen.
c) Período Coliquativo: O período coliquativo ou de liquefação é aquele em que as partes moles se decompõem, a derme se descola da epiderme e o corpo perde sua forma. Nesta fase há a presença de larvas e insetos necrófagos em grande número.
d) Período de Esqueletização: Por fim, no período de Esqueletização, os ossos se apresentam quase livres, unidos por algumas articulações. O crânio se destaca do restante do corpo e pode ainda restar uma massa denominada putrilagem, composta pelas vísceras decompostas. Este período dura de 3 a 5 anos, os ossos resistem muito tempo, porém vão perdendo sua estrutura e peso com o passar do tempo.
Observação: Cadáveres desse tipo não se faz necropsia. Eles são encaminhados para o setor de antropologia, para estudo da estrutura óssea e identificação de alguma alteração.
Fonte: anecropsia.com.br
Abraço!!!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo