(Concurso Milagres/2018) Qual a causa mais comum de óbito p...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Para resolver esta questão de concurso sobre dissecção aórtica aguda, é fundamental entender o que é essa condição e o que tipicamente a torna fatal.
Uma dissecção aórtica ocorre quando há um rasgo na parede da aorta, o que permite que o sangue flua entre as camadas da parede da artéria. Isso pode levar a complicações graves, dependendo de onde a dissecção ocorre e de quais estruturas são afetadas.
A alternativa correta é a alternativa A - Tamponamento cardíaco. O tamponamento cardíaco é uma complicação em que o sangue que escapa da aorta entra no saco pericárdico e comprime o coração, impedindo-o de funcionar adequadamente. Este é um dos desfechos mais comuns e fatais em pacientes com dissecção aórtica aguda.
Agora, vamos analisar por que as outras alternativas estão incorretas:
- B - Isquemia abdominal: Embora possa ocorrer se a dissecção afetar vasos que suprem o abdome, não é a causa mais comum de óbito.
- C - Isquemia de membro inferior: Esta é uma complicação que pode surgir, mas é menos frequentemente fatal em comparação ao tamponamento cardíaco.
- D - Insuficiência renal aguda: Pode ocorrer se o suprimento sanguíneo para os rins for interrompido, mas não é a principal causa de morte em casos agudos.
- E - Edema agudo de pulmão: Embora também possa ser uma complicação, não é a causa mais comum de morte em dissecção aórtica aguda.
Compreender a fisiopatologia da dissecção aórtica e suas complicações ajuda a identificar rapidamente a alternativa correta. Ao estudar, foque em como essas condições afetam o corpo e suas consequências mais imediatas e graves.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo