O plasma indutivo acoplado (ICP) foi uma técnica a qual o se...
O plasma indutivo acoplado (ICP) foi uma técnica a qual o seu desenvolvimento ampliou as possibilidades de aplicação da espectroscopia de emissão atômica (ICP-AES) e espectroscopia de emissão ótica (ICP-OES). Sobre o ICP, assinale a alternativa incorreta:
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
APROFUNDANDO:
B) Apesar existirem cerca de 70 elementos que podem ser determinados por ICP OES, alguns elementos não o podem, como os que entram naturalmente no plasma, como argônio. Elementos muito abundantes na atmosfera ou nas amostras podem apresentar limitações severas para quantificação, como C, H, N, O.
C) Os estudos envolvendo a utilização dos instrumentos de ICP-MS para a determinação de halogênios levantam uma questão a muito discutida – A limitação destes instrumentos para a determinação de halogênios. Uma vez que estes elementos têm alta energia de ionização, o plasma de argônio não é capaz de formar espécies X+ em quantidade adequada para se obter baixos limites de detecção, quando comparados aos outros elementos determinados por esta técnica. É possível utilizar plasma de hélio, mais quente, que forneceria energia suficiente. Porém o alto consumo de gás e a necessidade de tochas especiais para suportar o calor tornam a técnica proibitiva no ponto de vista econômico.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo