Diante dos paradigmas principais de desenvolvimento de soft...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q753580 Engenharia de Software
Diante dos paradigmas principais de desenvolvimento de software no mercado, tem-se o paradigma estruturado e o da orientação a objetos. Objeto, neste contexto, é
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Resposta Correta: B - uma instância de uma classe.

A questão aborda um conceito fundamental da Orientação a Objetos, que é a noção de objeto. Para compreender essa questão, é necessário entender os conceitos básicos da programação orientada a objetos (POO). Na POO, um objeto é a peça central e é definido como uma entidade que possui estado, comportamento e identidade. O estado é definido por atributos (ou propriedades), o comportamento é definido por métodos (ou funções) e a identidade é uma característica única que diferencia um objeto de outro, mesmo se eles tiverem o mesmo estado.

Um objeto é criado a partir de uma classe, que é um modelo ou blueprint que define as características e comportamentos que os objetos criados a partir dela possuirão. Portanto, quando falamos em uma "instância de uma classe", estamos nos referindo a um objeto individual que foi criado conforme esse modelo. Cada objeto tem seu próprio conjunto de dados (estado) e pode realizar ações através de seus métodos (comportamento).

As demais alternativas não são corretas por não corresponderem à definição de um objeto em POO:

  • Método (Alternativa A): Refere-se a uma função ou procedimento associado a uma classe ou objeto, responsável por definir um comportamento específico.
  • Variável (Alternativa C): É um local de armazenamento que pode conter dados que podem ser modificados durante a execução do programa. Uma variável por si só não é um objeto, mas pode referenciar um.
  • Array (Alternativa D): É uma estrutura de dados que armazena uma coleção de elementos, geralmente do mesmo tipo. Embora possa conter objetos, um array em si não é um objeto.
  • Função (Alternativa E): É um trecho de código que realiza uma tarefa específica e pode retornar um valor. Uma função isoladamente não constitui um objeto.

Portanto, a alternativa correta é a B, que reconhece um objeto como uma instância de uma classe.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

b-

em programacao oprientada a objeto, a instancia de 1 classe é 1 objeto com comportamento e estado definodos pela classe que o originou, sendo, portanto, um exemplo da classe.

A rigor a questão poderia ser anulada, "tudo" é objeto na OO, um método é um objeto, por exemplo.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo