Com relação à dimensão da segurança na política exterior do ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q874357 Geografia

Com relação à dimensão da segurança na política exterior do Brasil, julgue o item a seguir.


Durante a Guerra Fria, os temas de segurança estiveram virtualmente ausentes ou foram relegados a posições secundárias na agenda da política externa do Brasil, então voltada fundamentalmente para preocupações com o desenvolvimento, mas adquiriram grande relevância a partir do início do século XXI em razão do fortalecimento das ameaças de natureza e alcance globais, notadamente a proliferação de armas de destruição em massa, o terrorismo, os conflitos étnicos e religiosos.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Conhecimento de política exterior une temas de História de ensino médio e o estudo  da atualidade na forma do noticiário cotidiano sobre o tema. 

Análise do item:

Durante boa parte da Guerra Fria, o Brasil viveu sobre o regime militar, que considerava a segurança prioridade, alinhava-se com o bloco norte-americano e cuidava atentamente de pretensas ameaças provenientes do bloco socialista como movimentos guerrilheiros e influências externas em países da América Latina. Item errado.     



 Gabarito do professor: errado.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

ERRADO.

O tema segurança esteve presente na política externa do Brasil durante a Guerra Fria, e também no período do regime militar. O tema da Segurança é ponto central para a política externa brasileira desde a nossa independência, sendo também importante para a nossa agenda durante o regime militar, que muito prezava pela soberania nacional.

basta lembrar que o golpe militar usou como justificativa a proteção da soberania brasileira contra o perigo comunista externo, levando o Brasil a se aliar às outras ditaduras da América do Sul coordenadas pelos EUA.

A assertiva está errada. A segurança é um tema tradicional da política externa brasileira, estando presente desde suas origens pós-independência até hoje, não sendo diferente no período da Guerra Fria. Temas como a segurança regional, a participação em operações de paz, o posicionamento no debate sobre armas nucleares e o combate ao narcotráfico sempre estiveram na agenda do Brasil. Vale mencionar ainda que não a preocupação com o desenvolvimento e a preocupação com temas de segurança não são excludentes e que o discurso diplomático brasileiro sempre tratou o desenvolvimento como um tema estreitamente vinculado à segurança. Exemplo disso foi o célebre discurso dos três D’s, proferido pelo Chanceler Araújo Castro em 1963, que enfatiza os temas Desenvolvimento, Descolonização e Desarmamento, este último um importante tema de segurança.

Resposta: Errada


fonte: https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/abin-gabarito-politica-e-seguranca/

Errado.

O tema da Segurança é ponto central para a política externa brasileira desde a nossa independência, sendo também importante para a nossa agenda durante o regime militar, que muito prezava pela soberania nacional.


fonte: https://blog.pontodosconcursos.com.br/concurso-abin-prova-comentada-de-politica-e-seguranca/

Basta lembrar que no inicio do séc. XXI eram os governos do Lula e da Dilma que abandonaram o exército e as outras forças de segurança. Exemplo: ABIN 10 anos sem concurso no início do século XXI.

Tudo no tempo de Deus, não no nosso.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo