Com relação à pega do cimento Portland, analise as afirmativ...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A afirmativa II está incorreta, porque o início de pega marca o ponto no tempo em que a pasta se torna não trabalhável.
Pega
O fenômeno da pega do cimento compreende a evolução das propriedades mecânicas da pasta no início do processo de endurecimento, conseqüente de um processo químico de hidratação.
É um fenômeno artificialmente definido como o momento em que a pasta adquire certa consistência que a torna imprópria a um trabalho de manuseio. Tal conceituação se estende tanto a argamassas quanto a concretos.
A pega e o endurecimento são dois aspectos do mesmo processo de hidratação do cimento, vistos em períodos diferentes - a pega na primeira fase do processo e o endurecimento na segunda e última fase do mesmo.
A caracterização da pega dos cimentos é feita pela determinação de dois tempos distintos: o tempo de início de pega e o tempo de fim de pega. Os ensaios são feitos com pasta de consistência normal com a utilização do aparelho de Vicat. Nesse aparelho, mede-se a resistência à penetração de uma agulha na pasta de cimento.
- a caracterização da pega do cimento é feita pela determinação de dois tempos distintos, tempo de início e fim de pega.
- o tempo de pega do cimento é determinado através do ensaio do aparelho de Vicat.
- tempo de fim de pega é conceituado como o momento em que a pasta adquire consistência que a torne imprópria ao trabalho.
VÁ E VENÇA, QUE POR VENCIDO NÃO OS CONHEÇA.
Ambos os tempos de pega são determinados pelo ensaio Vicat (penetração de uma agulha):
Início de pega: penetração de 4+/-1mm;
Fim de pega: penetração de 0,5mm.
O tempo de início de pega mínimo é de 1h e o final máximo de 10h.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo