A Rome Foundation trouxe uma grande contribuição à gastroent...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2020 Banca: IADES Órgão: SES-DF Prova: IADES - 2020 - SES-DF - Hepatologia |
Q1673841 Medicina
A Rome Foundation trouxe uma grande contribuição à gastroenterologia ao padronizar a definição de um grupo de doenças cujo diagnóstico é muito comum à especialidade, que é o das doenças funcionais.
Acerca das doenças funcionais do trato digestivo, julgue o item a seguir.
Antieméticos e antidepressivos fazem parte do arsenal terapêutico da dispepsia funcional.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O tema central da questão é o uso de medicamentos no tratamento da dispepsia funcional, uma condição clínica comum nas doenças funcionais do trato digestivo.

Para resolver a questão, é necessário entender que as doenças funcionais do trato digestivo, como a dispepsia funcional, não possuem uma causa estrutural ou bioquímica clara. Em vez disso, o tratamento frequentemente envolve o manejo dos sintomas, para os quais medicamentos como antieméticos e antidepressivos são empregados.

Alternativa Correta: C - certo

A dispepsia funcional é uma condição em que os pacientes experimentam sintomas de desconforto ou dor na parte superior do abdômen, sem uma causa orgânica evidente. Os antieméticos são usados para controlar sintomas relacionados a náuseas e vômitos, enquanto os antidepressivos, especialmente os antidepressivos tricíclicos e os inibidores seletivos da recaptação da serotonina, são utilizados para modular a percepção da dor e melhorar a resposta do paciente ao tratamento.

Alternativa Incorreta: E - errado

Esta alternativa está incorreta porque negar a eficácia dos antieméticos e antidepressivos no tratamento da dispepsia funcional seria desconsiderar práticas terapêuticas estabelecidas. Estudos e diretrizes apoiam o uso desses medicamentos para aliviar os sintomas da dispepsia funcional, tornando a alternativa "errado" inaceitável.

Ao abordar questões desse tipo, é importante lembrar que o manejo das doenças funcionais frequentemente envolve um enfoque multidisciplinar, onde medicamentos, mudanças no estilo de vida e intervenções psicossociais podem ser necessários.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O item está correto. A dispepsia funcional é uma das doenças funcionais do trato digestivo e se caracteriza por uma sensação de desconforto na região superior do abdômen, que pode estar associada a dor, distensão abdominal, saciedade precoce, náuseas e vômitos. O tratamento da dispepsia funcional busca aliviar os sintomas, e para isso, são utilizados medicamentos que atuam sobre o sistema digestivo, como os antiácidos e os procinéticos, além de medicamentos que atuam sobre outras áreas do corpo, como os antidepressivos e os antieméticos. A escolha do tratamento depende da avaliação individual do paciente e deve ser feita pelo médico.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo