No que tange ao Oriente Médio e seu impacto nas relações int...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q874364 Geografia

No que tange ao Oriente Médio e seu impacto nas relações internacionais bem como aos conflitos étnico-religiosos contemporâneos, julgue o item subsequente.


A despeito de o conflito armado e de a escalada de violência envolverem, de um lado, milícias cristãs (Anti-Balaka) e, de outro, a coalizão de grupos rebeldes muçulmanos (Seleka), divergências de fundo religioso são causas secundárias do conflito na República Centro-Africana.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O Oriente Médio configura-se como foco de tensão no mundo contemporâneo pelo menos desde o final da Segunda Guerra Mundial até os dias atuais. Para dominar esse tema é necessário estudar tópicos de História, Geografia de ensino médio além de acompanhar atentamente as recorrentes notícias sobre a região.

Análise do item:

Para além das identidades religiosas há também questões étnicas envolvendo estilo de vida, sendo os componentes da milícia cristã (Anti-Balaka) majoritariamente agricultores sedentários enquanto seus rivais os Seleka tradicionalmente Nômades o que causa disputas pelo abastecimento hídrico, além do controle de áreas de pastagens e plantio. Há na região também áreas de mineração de diamantes e outros recursos naturais valiosos. Item correto.   

Gabarito do professor: certo.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

CERTO.

O conflito na República Centro-Africana está diretamente ligado a disputa pela exploração de diamantes, tendo o fator religioso como secundário. O conflito na República Centro-Africana é diretamente ligado ao controle político do país entre facções distintas, que usam a religião como pano de fundo para os discursos de ódio no país.

O item está correto. O conflito na República Centro-Africana é melhor compreendida à luz da disputa por recursos, econômicos e políticos, e da instrumentalização de identidades coletivas como a etnia e a nação, da qual a religião não é senão um único elemento. Isso significa que o papel da religião no conflito é meramente instrumental, sendo uma causa secundária, ofuscada pelas motivações políticas.

Resposta: Certa


fonte: https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/abin-gabarito-politica-e-seguranca/

Certo.

Sendo a religião causa secundária deste conflito, a disputa por recursos econômicos e políticos são apontados como principais fatores de tensão na região.


fonte: https://blog.pontodosconcursos.com.br/concurso-abin-prova-comentada-de-politica-e-seguranca/

Oriente Médio: religião

África: aspectos econômicos/políticos

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo