De acordo com as questões gramaticais referentes ao texto, o...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
a) opcional no trecho “ao chegar a São Paulo” (linha 3) caso o autor resolvesse empregar a construção cidade de diante do termo “São Paulo”.
Errado, não haverá crase quando o termo for precedido pela preposição "de". Veja: voltei de São Paulo / vou a São Paulo.
b) inviável caso o autor substituísse o trecho “profissão que exercia em Portugal” (linhas 5 e 6) pela redação profissão a qual se dedicava.
Errado. Dica: profissão (para) à qual se dedicava.
c) obrigatório se, no lugar da construção “decidiu vir para Belém” (linha 13), o autor empregasse a redação decidiu vir à Belém.
Errado, nesse caso o verbo "vir" é intransitivo.
d) inviável no trecho “que está vinculada à Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster)” (linhas de 14 a 16) caso o vocábulo “vinculada” fosse substituído pela construção subordinada.
Errado, em ambos os casos a regência permite o uso da crase: vinculada à Secretaria / subordinada à Secretaria.
e) opcional caso o autor substituísse o vocábulo sublinhado no trecho “Hoje, Seu Avelino espera regressar a Portugal” (linhas 20 e 21) pela construção a sua pátria. GABARITO
--> Trata-se de crase facultativa diante de pronome possessivo feminino.
a Helen explicou a alternativa B, mas ainda sim eu tive dúvidas, porque pediu a preposição para, acertei a questão mas queria sanar a duvida da B, se alguém puder me ajudar?
Facultativa diante de pronome possessivo feminino.
Porém se fosse SUAS (plural) seria obrigatória
Perfeitamente, Pompeu Concurseira.
Letra B) inviável caso o autor substituísse o trecho “profissão que exercia em Portugal” (linhas 5 e 6) pela redação profissão a qual se dedicava.
Na realidade a crase seria obrigatória devido à regência do verbo ''dedicar'', quem se dedica, dedica-se A(preposição) alguma coisa. Então essa preposição deve vir junto ao artigo que faz a junção do pronome relativo: A QUAL, por isso a obrigatoriedade da crase.
O correto seria, profissão à qual se dedicava em Portugal.
CASOS FACULTATIVOS DA CRASE:
MACETE: "ATÉ SUA MARIA"
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo