Os padrões de projeto podem ser usados no projeto orientado ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q52992 Arquitetura de Software
Julgue os itens de 68 a 72, relativos aos princípios da engenharia de
software.

Os padrões de projeto podem ser usados no projeto orientado a objetos para apoiar o reúso de software. Esses padrões freqüentemente empregam a herança e o polimorfismo para prover generalidade. Abstract factory, strategy e template method são padrões de projeto que podem ser empregados nos frameworks orientados a objetos para facilitar a adaptação dos frameworks.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: C - certo

A questão aborda o uso de padrões de projeto (Design Patterns) no contexto da engenharia de software, especificamente no projeto orientado a objetos. Os padrões de projeto são ferramentas essenciais que ajudam a resolver problemas comuns de design em desenvolvimento de software de uma maneira reutilizável e elegante. Eles são particularmente úteis para promover o reúso e para a construção de software mais modular e flexível.

Quando falamos de padrões como Abstract Factory, Strategy e Template Method, estamos nos referindo a soluções de design que ajudam a tratar questões como a criação de objetos sem especificar a classe exata do objeto que será criado, a definição de uma família de algoritmos e encapsulá-los para torná-los intercambiáveis, e definir o esqueleto de um algoritmo em uma operação, postergando alguns passos para subclasses, respectivamente.

O uso da herança e do polimorfismo é uma característica comum em muitos padrões de projeto, pois eles permitem que objetos de diferentes tipos sejam tratados de maneira uniforme e que novas variantes de componentes possam ser introduzidas sem a necessidade de alterar o código existente que usa esses componentes. Isso é fundamental para a generalidade e extensibilidade em arquiteturas de software.

Os frameworks orientados a objetos frequentemente fazem uso desses padrões de projeto para permitir que seus usuários estendam e customizem a funcionalidade padrão. Ao utilizar padrões de projeto, os frameworks se tornam mais flexíveis, reutilizáveis e adaptáveis às necessidades específicas de diferentes aplicações.

Portanto, a afirmação de que os padrões de projeto como Abstract Factory, Strategy e Template Method podem ser empregados em frameworks orientados a objetos para facilitar a adaptação dos frameworks está correta, pois esses padrões fornecem os mecanismos necessários para que o reúso de software e personalização em frameworks sejam viáveis e eficientes. Assim, a alternativa C está correta, confirmando que os padrões de projeto desempenham um papel significativo no apoio ao reúso e na generalização dentro do projeto orientado a objetos.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

 Abstract Factory permite a criação de familias de objetos relacionados ou dependentes, através de uma unica interface e sem que a classe concreta seja especificada.  

Strategy fornece interfaces genéricas o suficiente para suportar uma variedades de algoritmos. Facilita a escola ou troca de algoritmos criados com uma mesma função

Template method auxilia na definição de um algoritmo com partes do mesmo definidos por métodos abstratos. As subclasses se responsabilizam por estas partes abstradas. 

Totas utilizam herança e polimorfismo

 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo