Silva e Günther (2009) abordam aspectos históricos da psico...
Silva e Günther (2009) abordam aspectos históricos da psicologia do trânsito no Brasil: o desenvolvimento dos primeiros estudos psicotécnicos com motoristas para a promoção da segurança no trânsito e a importância dos Departamentos de Trânsito (DETRANs) na institucionalização e expansão da psicologia brasileira. Sobre a história da psicologia do trânsito no Brasil, considere as seguintes afirmações:
I. A avaliação das condições psíquicas dos motoristas ocorreu com forte influência estrangeira, destacando-se os trabalhos desenvolvidos por Mira y López na Espanha.
II. A psicologia aplicada ao trânsito, desde os seus primórdios, centrou-se em aspectos da mobilidade e do planejamento urbano.
III. O ISOP foi fundado em 1947 por Emílio Mira y López, criador do Psicodiagnóstico Miocinético (PMK), amplamente usado e recomendado nas avaliações psicológicas ainda hoje.
IV. O I Fórum Nacional de Psicologia do Trânsito, realizado em 1999, foi considerado um marco importante na elaboração de diretrizes para as normatizações do Conselho Federal políticas e Conselhos Regionais de Psicologia na área de trânsito, levando em conta o potencial da área em planejamento urbano e educação.
Está correto o que se afirma em: