Assiste-se nas últimas décadas à substituição das ferramenta...
Assiste-se nas últimas décadas à substituição das ferramentas CAD (Computer Aided Design) pelas ferramentas BIM (Building Information Modeling) no desenvolvimento de projetos de arquitetura em todo o mundo, inclusive no Brasil.
Sobre tais ferramentas, analise as asserções a seguir.
I. Uma diferença entre as duas ferramentas reside no fato de que o BIM envolve construir virtualmente um edifício com todas as suas características e informações pertinentes, ao que damos o nome de modelo, e o sistema CAD carrega apenas desenhos.
II. “Modelagem por Objetivos” na metodologia BIM pouco se relaciona com as diversas etapas do processo de planejamento e gestão de projetos.
III. O IFC (Industry Foundation Classes) é um tipo de modelo de dados aberto da buildingSMART que tem por objetivo melhorar o intercâmbio de informações entre softwares utilizados na indústria da construção. No entanto, o modelo não pode ser lido e editado pela maioria dos softwares BIM, apenas alguns dos desenhos por ele gerados.
IV. Os projetos modelados em BIM exigem dos usuários deste sistema um conhecimento cotidiano da realidade da construção mais do que quando desenhados nos sistemas CAD, uma vez que incluem produtos e materiais reais, incorporando sua geometria, suas características, suas especificações e as informações para adquiri-las.
É CORRETO apenas o que se afirma em: