A capacidade de, respeitando sempre os valores éticos e uni...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a C: liberdade, enquanto constitutivo essencial do ser racional.
Vamos entender melhor o tema da questão. Em Filosofia, a noção de liberdade é frequentemente abordada como uma qualidade fundamental do ser humano, caracterizando-se pela capacidade de agir de acordo com a própria vontade e escolha, desde que dentro dos parâmetros dos valores éticos e universais. Isso significa que a liberdade não é absoluta, mas sim acompanhada de responsabilidades éticas.
Justificando a alternativa correta:
A alternativa C é correta porque descreve precisamente a liberdade como um elemento essencial do ser racional. Na filosofia, especialmente a partir dos filósofos iluministas e existencialistas, a liberdade é considerada um aspecto inerente à racionalidade humana, permitindo que os indivíduos façam escolhas conscientes e autônomas.
Analisando as alternativas incorretas:
A - Direito de ir e vir: Esta alternativa se refere mais a um direito civil ou jurídico do que ao conceito filosófico de liberdade, que é mais abrangente.
B - Possibilidade de atingir-se a felicidade individual, sem interferências: Embora a busca pela felicidade possa estar relacionada à liberdade, esta descrição simplifica a noção filosófica, que não se limita apenas a alcançar a felicidade.
D - Caminho para garantir crenças e valores religiosos inalienáveis: Esta alternativa está mais relacionada à liberdade religiosa, que é um aspecto específico da liberdade em geral, mas não captura todo o conceito filosófico de liberdade.
E - Direito de não sofrer coação física: Esta declaração aborda a liberdade de uma perspectiva de ausência de coerção, mas a liberdade filosófica é mais ampla, envolvendo também a capacidade de escolha e a autonomia moral.
No contexto da questão, a liberdade como um constitutivo essencial do ser racional reconhece a capacidade humana de escolha e ação consciente, aspectos centrais na filosofia sobre a natureza humana e a ética.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A felicidade do povo depende do exercício da liberdade temperado pelo efetivo cumprimento das leis. Além de que, a forma de governo deveria ser democrática, ou seja, sem a presença de um soberano.
A ética é a conduta humana refletida. A razão é um pressuposto fundamental para a busca da felicidade individual e harmonia coletiva.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo