O processo de integração da Comunidade Europeia, referido no...
O processo de integração da Comunidade Europeia, referido no texto acima, é identificado em outras partes do mundo onde ocorre
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Um aumento da mobilidade de capital é o que geralmente costuma se verificar em processos de integração regional. No caso da União Europeia, a adoção de moeda única por muitos dos países do bloco colaborou ainda mais para a intensificação desse processo. Dessa forma, a alternativa (A) está correta.
A alternativa (B) está incorreta, uma vez que a criação de blocos regionais não é excludente do processo de globalização.
A alternativa (C) está incorreta, uma vez que o processo de regionalização não é necessariamente contrário ao liberalismo econômico. No aspecto comercial, entre os membros do bloco, aplica-se um dos preceitos básicos do liberalismo econômico: o livre comércio. No caso da União Europeia, vários Estados acabam adotando algumas medidas que não são exatamente condizente com o liberalismo, uma vez há forte participação estatal em diversas áreas, mas isso não se relaciona diretamente com o processo de integração, o qual geralmente não influencia em decisões estatais de investimento interno, como no setor de bem estar social, por exemplo.
A alternativa (D) está incorreta, uma vez que a adoção de moeda única, o euro, não ocorreu em todos os países da União Europeia. Para adotar o euro, os países tinham que atingir metas fiscais e econômicas. Alguns podiam, mas não quiseram aderir, como o Reino Unido e a Suécia. Outros não atingiram as metas e mantêm suas moedas nacionais, como a Polônia e a Hungria, por exemplo.
Resposta : A
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Comentários do professor:
A adoção de moeda única não ocorreu em todos os países da União Europeia.
Para adotar o euro, os países tinham de atingir metas fiscais e econômicas.
Alguns podiam, mas não quiseram aderir, como o Reino Unido e a Suécia.
Outros não atingiram as metas e mantêm suas moedas nacionais, como a Polônia e a Hungria, por exemplo.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo