Em relação ao emprego das vírgulas em “Einstein, que desnudo...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (13)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: A
Vamos entender o porquê da alternativa A ser a correta e analisar as demais alternativas.
Justificativa da Alternativa A: As vírgulas em “Einstein, que desnudou o mistério do Universo com suas equações, foi sucedido por Steve Jobs, que nos ofereceu maravilhas tecnológicas embaladas de refinamento estético” isolam orações adjetivas explicativas. As orações adjetivas explicativas acrescentam uma informação acessória, ou seja, uma explicação adicional sobre o antecedente, que neste caso são "Einstein" e "Steve Jobs". Essas orações são introduzidas pelo pronome relativo "que" e são sempre isoladas por vírgulas. Portanto, a alternativa A está correta.
Alternativa B: Esta alternativa fala sobre orações adverbiais. Porém, as orações adverbiais são aquelas que adicionam uma informação circunstancial (tempo, causa, condição, etc.) à oração principal. No caso do trecho analisado, estamos lidando com orações adjetivas explicativas, e não adverbiais. Portanto, a alternativa B está incorreta.
Alternativa C: Alega que as vírgulas separam orações que restringem o sentido do termo ao qual estão relacionadas. No entanto, orações que restringem o sentido são chamadas de orações adjetivas restritivas e não são isoladas por vírgulas. O trecho apresenta orações explicativas, que não restringem o sentido, mas acrescentam uma informação adicional. Portanto, a alternativa C está incorreta.
Alternativa D: Sugere a substituição da vírgula após "equações" por um ponto final para tornar as frases mais curtas e objetivas. Embora a clareza seja importante, essa mudança altera a estrutura e o significado original do texto. As vírgulas estão corretamente usadas para separar a oração explicativa. Portanto, a alternativa D está incorreta.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Einstein, que desnudou o mistério do Universo com suas equações, foi sucedido por Steve Jobs, que nos ofereceu maravilhas tecnológicas embaladas de refinamento estético.
Einstein, o qual... "que" é Pronome Relativo, que vem com a pontuação antecedente o que faz o sentido ser explicativo.
Steve Jobs, o qual... "que" é Pronome Relativo, que vem com a pontuação antecedente o que faz o sentido ser explicativo.
OBS: Quando "que" for substituído por: o qual, a qual, os quais e as quais. Será Pronome relativo que introduz uma oração subordinada ajetiva.
Quando "que" for substituído por: Isso, disso. Será Conjunção Integrante que introduz uma oração subordinada substantiva.
Complemento :
Que = isso , como ,se ,iniciam orações substantivas .
Que = o qual ,a qual ( pronome relativo ) iniciam orações adjetivas.
Oração iniciada por pronome relativo QUE +. vírgula = oração subordinada adjetiva explicativa
GABARITO A
a) Justifica-se o emprego das vírgulas já que isolam orações adjetivas explicativas.
SEM VÍRGULA = RESTRITIVA
COM VÍRGULA = EXPLICATIVA
Orações Subordinadas Adjetivas. Há aquelas que restringem ou especificam o sentido do termo a que se referem, individualizando-o. Nestas orações não há marcação de pausa , sendo chamadas subordinadas adjetivas restritivas
Orações Subordinadas Adjetivas. Existem também orações que realçam um detalhe ou amplificam dados sobre o antecedente, que já se encontra suficientemente definido. Há marcação de pausa , Estas orações denominam-se subordinadas adjetivas explicativas.
Exemplo 1: Jamais teria chegado aqui, não fosse um homem que passava naquele momento.
Oração Subordinada Adjetiva Restritiva
Exemplo 2: O homem , que se considera racional, muitas vezes age animalescamente.
Oração subordinada Adjetiva Explicativa.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo