O furto de pequena quantidade de material escolar de um órgã...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q377876 Ética na Administração Pública
O furto de pequena quantidade de material escolar de um órgão público para dá-los a crianças de uma comunidade carente, sob o ponto de vista ético é um ato:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O tema central da questão é a ética na administração pública, focando na distinção entre ética e moral ao avaliar a ação de furtar materiais escolares de um órgão público para doação a uma comunidade carente.

A alternativa correta é a B - incorreto, ainda que os fins e as circunstâncias sejam boas. Vamos entender o porquê:

Na ética, especialmente dentro da administração pública, os atos são avaliados não apenas pelos seus fins, mas também pelos meios utilizados. O furto, mesmo que para um fim aparentemente bom, como ajudar uma comunidade carente, é considerado um ato antiético e ilegal. A ética na administração pública exige que todos os atos sejam pautados pela legalidade e moralidade. Portanto, ainda que as intenções sejam boas, o uso de meios ilegais não se justifica.

Agora, vamos analisar por que as outras alternativas estão incorretas:

  • A - correto, porque o objeto do furto é irrelevante e a comunidade necessita: Essa alternativa está incorreta porque na ética administrativa o valor ou a quantidade do bem furtado não torna o ato aceitável. O respeito à propriedade pública é fundamental, independentemente da necessidade.
  • C - incorreto, porque o objeto é bom: Esta alternativa está errada porque foca no valor do objeto em si, enquanto o problema ético reside no ato de furtar, que é inaceitável, independentemente das qualidades do objeto.
  • D - correto, porque as circunstâncias e os fins são bons: Está incorreta pois, embora as intenções possam ser vistas como positivas, os meios são ilegais e, portanto, antiéticos. A ética exige que tanto os fins quanto os meios sejam corretos.

Ao interpretar questões como esta, é essencial lembrar que a ética na administração pública prioriza a legalidade e a moralidade dos atos, e não apenas os objetivos finais.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO: LETRA B

Os fins não podem justificar os meios, porque os meios usados determinam a natureza do fim que é alcançado (Aldous Huxley)

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo