O custo global de referência de obras e serviços de engenha...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
No caso de infraestrutura de transporte deve ser ser utilizada a tabela SICRO do DNIT
Art. 3º O custo global de referência de obras e serviços de engenharia, exceto os serviços e obras de infraestrutura de transporte, será obtido a partir das composições dos custos unitários previstas no projeto que integra o edital de licitação, menores ou iguais à mediana de seus correspondentes nos custos unitários de referência do Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil – Sinapi, excetuados os itens caracterizados como montagem industrial ou que não possam ser considerados como de construção civil.
FONTE: Recomendações Básicas para a Contratação e Fiscalização de Obras de Edificações Públicas
TCU
Decreto nº 7.983 de 2013:
Art. 3o O custo global de referência de obras e serviços de engenharia, exceto os serviços e obras de infraestrutura de transporte, será obtido a partir das composições dos custos unitários previstas no projeto que integra o edital de licitação, menores ou iguais à mediana de seus correspondentes nos custos unitários de referência do Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil - Sinapi, excetuados os itens caracterizados como montagem industrial ou que não possam ser considerados como de construção civil.
Quem determina Infraestrutura e transporte é a SICRO (Sistema de custos de obras rodoviárias)
Para saneamento básico no Estado de São Paulo é de praxe utilizarmos como referência a planilha (tabela de preços) da Sabesp.
De qualquer forma é bom que todos saibam que passa quem acerta mais questões. Não necessariamente quem domina mais o assunto.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo