A palavra “que” pode ter classificação gramatical diversa de...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (8)
- Comentários (23)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a D.
Vamos entender o porquê, analisando cada ocorrência da palavra “que” no 4º parágrafo do texto.
Primeira ocorrência: “Agora a alienação já não resulta de ideologias que distorcem a realidade para nos incutir a mentira como verdade.”
Nesta frase, o “que” é um pronome relativo. Ele substitui o substantivo “ideologias” e introduz uma oração subordinada adjetiva explicativa, que explica algo sobre as ideologias.
Segunda ocorrência: “Basta que sejamos deslocados do real para o virtual.”
Nesta frase, o “que” é uma conjunção subordinativa integrante, introduzindo uma oração subordinada substantiva subjetiva. Ele liga a oração principal “Basta” à oração subordinada “sejamos deslocados do real para o virtual”.
Terceira ocorrência: “Somos seres que trafegam simultaneamente em dois mundos: o da realidade de nossas necessidades e o da virtualidade de nossos sonhos e desejos.”
Novamente, o “que” é um pronome relativo. Ele substitui o substantivo “seres” e introduz a oração subordinada adjetiva restritiva, que dá mais informações sobre os seres.
Portanto, em duas das três ocorrências, o “que” é classificado como pronome relativo, substituindo substantivos anteriormente explicitados (ideologias e seres).
Vamos agora analisar as alternativas incorretas:
A - Apenas na última ocorrência da palavra “que” ocorre a classificação de preposição, sendo fundamental para a coesão textual.
Incorreta. O “que” nunca é classificado como preposição. Nas três ocorrências, ele é pronome relativo (em duas) ou conjunção subordinativa (em uma).
B - As três ocorrências da palavra “que” acompanham substantivo, ou seja, podem ser classificadas como pronome adjetivo.
Incorreta. O “que” não é pronome adjetivo nas três ocorrências. Ele é pronome relativo em duas e conjunção subordinativa em uma.
C - Apenas duas das três ocorrências da palavra “que” acompanham substantivo sendo classificadas como pronome adjetivo.
Incorreta. O “que” não é pronome adjetivo em nenhuma das ocorrências. Nas duas primeiras, ele é pronome relativo, e na segunda, conjunção subordinativa.
D - Em duas das três ocorrências da palavra “que” ocorre a classificação de pronome relativo substituindo substantivo anteriormente explicitado.
Correta. Como vimos, na primeira e na terceira ocorrências, o “que” é um pronome relativo substituindo “ideologias” e “seres”.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
“Agora a alienação já não resulta de ideologias que ( =as quais = PRONOME RELATIVO) distorcem a realidade para nos incutir a mentira como verdade. Basta que (isso= CONJUNÇÃO INTEGRANTE) sejamos deslocados do real para o virtual. Somos seres que (=os quais= PRONOME RELATIVO) trafegam simultaneamente em dois mundos: o da realidade de nossas necessidades e o da virtualidade de nossos sonhos e desejos.”
Assertiva d
Em duas das três ocorrências da palavra “que” ocorre a classificação de pronome relativo substituindo substantivo anteriormente explicitado.
Observem:
Ideologias que distorcem a realidade
O pronome relativo “que” substitui seu antecedente, representado pelo vocábulo “ideologias”. Nesse caso, ele exerce a função de sujeito da oração. A mesma coisa ocorre em: Somos seres que trafegam
Ou seja, não se trata apenas de analisar a classe gramatical, mas também a função sintática que ela exerce na oração, pois o pronome relativo QUE, neste caso, tem a função de sujeito da oração, ele faz exatamente isso, substitui o substantivo na oração. Isso ajuda muito.
LETRA D
Se liga aí ..
Quando tu poder trocar o "que" por "ISSO" = conjunção integrante
Quando puder trocar por "qual (ais) " = Pronome relativo..
Qual a função de um pronome relativo?
Substituir um substantivo ...
i) Agora a alienação já não resulta de ideologias que ( AS QUAIS ) distorcem a realidade
ii) Basta ( ISSO ) que sejamos deslocados do real para o virtual.
III) Somos seres ( OS QUAIS ) que trafegam simultaneamente em dois mundos
---------------------------------------------------------------------------------
outras observações:
E o que são pronomes adjetivos ?
Estão ao lado de substantivos ...
A minha casa
E o que são pronomes substantivos ?
Substituem os substantivos....
Meu pai comprou um carro novo ele o ama mais que tudo.
--------------------------------------------------
José Maria, Material complementar ..
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo