O cenário e as consequências causadas pela pandemia da Covid...
O cenário e as consequências causadas pela pandemia da Covid-19 revelaram um grande desafio para as cidades quanto ao seu papel no enfrentamento dessa ou de epidemias futuras. O campo da Arquitetura e Urbanismo pode contribuir para amenizar os efeitos da condição pandêmica nas pessoas, por meio do planejamento e projeto da paisagem centrados nos espaços livres públicos. A paisagem, nesse contexto, é entendida “como um sistema complexo resultante da combinação e interação dinâmica de sistemas ecológicos e antrópicos e de processos históricos naturais e culturais em um dado espaço geográfico”.
(Texto adaptado de: FAVARETTO, A.; DILL, F. M.; DORNELES, V. G.; DA FONSECA, R. W.; FELIPPE, M. L.; CORREA, A. S. O espaço livre público urbano: percepção do usuário no contexto da pandemia do covid-19. Oculum Ensaios, [S. l.], v. 18, p. 1–22, 2021. DOI: 10.24220/2318-0919v18e2021a5148. Disponível em: https://periodicos.puc-campinas.edu.br/oculum/article/view/5148. Acesso em: 4 jan. 2023).
Considerando as funções e características dos espaços livres públicos, avalie as afirmativas a seguir:
I. Os espaços livres públicos são elementos de "comunicação" entre os espaços privados e a vida pública, pois proporcionam possibilidades de interações sociais, mobilidade, inclusão e conectividade.
II. O espaço livre público pode ser destinado tanto àquelas atividades ligadas ao lazer ativo, como caminhadas, práticas de esportes e recreação, assim como ao entretenimento em horas de ócio.
III. Espaços residuais são exemplos de espaços livres públicos que não cumprem função social.
IV. Os espaços livres públicos são áreas compostas por áreas permeáveis e vegetadas, portanto ruas e calçadas não entram nessa categoria.
V. Os espaços livres públicos corroboram com a segurança alimentar, pois podem ser destinados à produção de alimentos.
Estão CORRETAS as afirmativas: