Relativamente às metodologias de custeio para fins de avalia...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1884540 Administração Geral

Relativamente às metodologias de custeio para fins de avaliação de estoques e para a tomada de decisões, julgue o item que se segue.  


Para fins de planejamento e gestão, é relevante o fato de os custos variáveis serem praticamente fixos por unidade de produto e os custos fixos serem quase que totalmente variáveis por unidade de produto, ainda que de forma inversamente proporcional.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Relativamente às metodologias de custeio para fins de avaliação de estoques e para a tomada de decisões, julgue a afirmativa apresentada.

Para fins de planejamento e gestão, é relevante entender como os custos variáveis e fixos se comportam. Os custos variáveis são aqueles que mudam diretamente em proporção ao volume de produção ou atividade. Portanto, em uma base por unidade de produto, os custos variáveis tendem a ser consistentes.

Os custos fixos, por outro lado, não mudam com o volume de produção ou atividade durante um determinado período. Então, numa base por unidade de produto, à medida que a produção aumenta, a parcela do custo fixo atribuída a cada unidade diminui, e vice-versa.

Essa compreensão é crucial para a gestão eficaz de um negócio, pois ajuda a empresa a tomar decisões informadas sobre preço de venda, volume de produção, seleção de produto, e outras questões estratégicas importantes.

GABARITO: CERTO


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

No começo da questão eu não entendi nada, no final dela parecia que eu estava no começo.

tomate cru essa questão

Gab: CERTO

Gente, cadê os examinadores "raiz" do cespe!?

  • Para fins de planejamento e gestão é relevante o fato de:

1° - custos variáveis serem praticamente fixos;

2° - custos fixos serem quase que totalmente variáveis;

3° - ... ainda que de forma inversamente proporcional (pois se um custo variável é praticamente fixo e o custo fixo é QUASE QUE variável, logo, serão inversamente proporcionais).

  • Tudo isso para perguntar se para o planejamento e para a gestão é relevante o fato de os custos poderem variar ou não. E é óbvio que é relevante.

Baseado no comentário da colega Latanne Cristina, eu entendo o seguinte:

Os custos variávies já são uma realidade estabelecida na empresa (os gerentes e diretores já sabem que haverá uma flutuação no mercado e nos preços, tanto de insumos quanto no processamento e no produto final), por isso encara-se isso como sendo um custo fixo, pois, repetindo, é algo que já é presente e rotineiro no planejamento da empresa estar preparada tal variação/flutuação.

Quanto a estabilidade do custo fixo, ele se torna variável (entende-se também imprevisível), pois o próprio mercado é imprevisível e a gestão e planejamento estratégico levam em consideração o cenário externo/macroambiental, ou seja, levam em consideração um cenário incontrolável. Então entende-se que um custo fixo ser estável é, de certa forma, uma variável incontrolável (portanto tende a variar) pela volatilidade e imprevisibilidade do mercado.

Gente...acredito que podemos simplificar hein:

Se liga...

Custo variável total = Cvt

Cvt = Cvu x Q

Aqui o Cvu é fixo, mudando apenas o Cvt conforme altera-se a quantidade...

POR OUTRO LADO...

Custo fixo unitário = Cfu

Cfu = Cf/Q

Já aqui o Cfu é variável, mudando quando muda a quantidade....parece estranho mas como Cf já é fixo por natureza, Cfu vai variar conforme altera a quantidade.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo