O valor de um recurso para um consumidor não é determinado s...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1373499 Biologia
O valor de um recurso para um consumidor não é determinado somente pelo que ele contém, mas também pela maneira como é defendido pelo organismo. Com relação às estratégias de defesa presentes na natureza, é correto afirmar que
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: B

A alternativa correta é a letra B. Ela menciona que alguns animais podem tolerar as defesas químicas do seu alimento vegetal, armazenando suas toxinas e utilizando-as em sua própria defesa, exemplificando com a borboleta-monarca. Esse comportamento é conhecido na ecologia e biologia evolutiva, onde certos herbívoros desenvolvem a capacidade de metabolizar toxinas presentes nas plantas que consomem e, consequentemente, usar essas toxinas para se proteger contra predadores.

Explicação das alternativas incorretas:

A - A afirmação de que o processo de construção de envoltórios e cascas ao redor de sementes pode ser pouco dispendioso se esses tecidos de defesa contiverem muita proteína e carboidrato está incorreta. Na verdade, a produção de cascas protetoras é energeticamente custosa para as plantas, independentemente da composição química desses tecidos.

C - A estratégia descrita na alternativa C está incorreta. O conceito de se parecer com outras espécies venenosas ou com gosto ruim é conhecido como mimetismo batesiano, não como "camuflagem homocrômica". A camuflagem homocrômica é quando a espécie se mistura com o ambiente, tornando-se menos visível.

D - A alternativa D apresenta um erro conceitual. Espécies palatáveis não adotam padrões de cores e brilhos de advertência (aposematismo). O aposematismo é utilizado por espécies não palatáveis ou venenosas para advertir predadores. A borboleta vice-rei imita a borboleta-monarca por meio do mimetismo batesiano.

E - A alternativa E confunde dois conceitos. O comportamento descrito, de um animal se igualar ao seu meio ou parecer com uma estrutura não comestível, é um exemplo de camuflagem, não de mimetismo. O mimetismo envolve se parecer com outra espécie (geralmente venenosa ou perigosa) para evitar predadores.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Aposematismo é uma característica adaptativa que permite que os predadores reconheçam a presa como impalatáveis ou tóxicas.

Qual o erro da letra E??

Letra B

Gabarito letra B

C - mimetismo batesiano

d - mimetismo

e - camuflagem

o nome da estratégia da E é camuflagem não mimetismo

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo