A fotossíntese depende da absorção de dióxido de carbono pel...
A fotossíntese depende da absorção de dióxido de carbono pela planta que ocorre em superfícies úmidas, de modo mais específico nas paredes das células foliares fotossintetizantes, conforme ilustrado a seguir.
Por meio do esquema, é correto afirmar que elevados
níveis de dióxido de carbono induzem
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Por meio do esquema, é correto afirmar que elevados níveis de dióxido de carbono induzem:
a) a abertura estomática, que provoca a redução da transpiração e aumento da temperatura foliar, o que promove um aumento da diferença de temperatura entre a folha e o ar com o consequente aumento da taxa de uso de água. Os estômatos são induzidos ao fechamento, pois com um alto nível de CO2, eles precisam não absorver em excesso para manter o equilíbrio fotossintético da planta. Incorreta.
b) o fechamento estomático, que provoca a redução da transpiração e o aumento da temperatura ambiente, o que promove um aumento da diferença de temperatura entre a folha e o ar com a consequente redução da taxa de uso de água. Os estômatos são induzidos ao fechamento, reduzindo a transpiração, porém, a temperatura ambiente e a diferença de temperatura entre a folha e o ar não são aumentadas, e sim reduzidas. Incorreta.
c) o fechamento estomático, que provoca a redução da transpiração e o aumento da temperatura foliar, o que promove uma redução da diferença de temperatura entre a folha e o ar com a consequente redução da taxa de uso de água. Os estômatos são induzidos ao fechamento pela grande quantidade de CO2 disponível para não absorver o dióxido de carbono em excesso, isso reduz a transpiração (poros fechados) e aumenta a temperatura foliar pela diminuição da água na superfície, diminuindo a diferença de temperatura entre folha e ar e reduzindo o uso de água pela ausência da transpiração, principalmente. CORRETA.
d) a abertura estomática, que provoca o aumento da transpiração e a diminuição da temperatura foliar, o que promove a redução da diferença de temperatura entre a folha e o ar com o consequente aumento da taxa de uso de água. Os estômatos não são induzidos à abertura, pois isso faria com que uma maior quantidade necessária de CO2 fosse absorvida, comprometendo a atividade fotossintética. Incorreta.
e) o fechamento estomático, que provoca o aumento da temperatura ambiente e também da pressão de vapor da água, o que promove a redução da diferença de temperatura entre a folha e o ar com consequente aumento da taxa de uso de água. A indução ocorre para o fechamento dos estômatos, porém não aumenta a temperatura ambiente, e sim a temperatura foliar. Incorreta.
Gabarito do professor: Letra C.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
LETRA C C
o fechamento estomático, que provoca a redução da transpiração e o aumento da temperatura foliar, o que promove uma redução da diferença de temperatura entre a folha e o ar com a consequente redução da taxa de uso de água.
No entanto, o elevado nível de CO2 ao induzir o fechamento estomático provoca redução da transpiração e aumento da temperatura foliar. Isso provoca uma redução da diferença de temperatura folha-ar com a consequente redução da taxa de uso da água (Kimball et al., 2002).
O que determina a abertura e o fechamento estomático?
A abertura e o fechamento dos estômatos ocorre devido a variações na turgescência das células- guardas. A abertura ocorre quando solutos, principalmente o íon potássio, acumulam-se no interior dessas células, levando a um movimento osmótico de água para o interior das células-guardas.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo