A fotossíntese depende da absorção de dióxido de carbono pel...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1373500 Biologia

A fotossíntese depende da absorção de dióxido de carbono pela planta que ocorre em superfícies úmidas, de modo mais específico nas paredes das células foliares fotossintetizantes, conforme ilustrado a seguir.


Imagem associada para resolução da questão


Por meio do esquema, é correto afirmar que elevados níveis de dióxido de carbono induzem

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão aborda a fotossíntese e traz um esquema representativo da absorção do dióxido de carbono que ocorre nas paredes das células foliares e em superfícies úmidas. Nos vegetais, a energia necessária para o metabolismo das suas células é produzido pela fotossíntese, através da captação da luz do sol pelo pigmento clorofila. A fotossíntese é um processo metabólico onde organismos autótrofos transformam CO2 e água (H2O) em glicose e oxigênio. Esse processo funciona de acordo com a seguinte fórmula: 
6 CO2 + 12 H2O + luz = C6H12O6 + 6 O2 + 6 H2O

A fotossíntese ocorre em duas etapas: a fase luminosa e a fase escura. A fase luminosa ocorre durante o dia, quando há luz, onde moléculas de ATP são formadas e moléculas de água quebradas (fotólise). Essa quebra transforma o NADP em NADPH2 e libera O2 para a atmosfera. O NADP transporta hidrogênios para que ocorra a fase escura no estroma, usando os hidrogênios extras do NADPH2 e a energia do ATP para formar a glicose numa reação com CO2. As trocas gasosas (CO2 e O2) e a transpiração são realizadas pelos estômatos, pequenas estruturas na face inferior das folhas que se abrem ou fecham dependendo da quantidade de água absorvida pelas raízes. Os estômatos também são responsáveis pela absorção do gás carbônico (CO2) usado na fotossíntese. Se o ambiente for úmido, as plantas precisam transpirar mais, porém se for mais seco, os estômatos se fecham para preservar água em suas células. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. 1ª ed. São Paulo: Ática, 2011)



Fonte das imagens: blogdovestibular.com


Por meio do esquema, é correto afirmar que elevados níveis de dióxido de carbono induzem:

 

a) a abertura estomática, que provoca a redução da transpiração e aumento da temperatura foliar, o que promove um aumento da diferença de temperatura entre a folha e o ar com o consequente aumento da taxa de uso de água. Os estômatos são induzidos ao fechamento, pois com um alto nível de CO2, eles precisam não absorver em excesso para manter o equilíbrio fotossintético da planta. Incorreta.

b) o fechamento estomático, que provoca a redução da transpiração e o aumento da temperatura ambiente, o que promove um aumento da diferença de temperatura entre a folha e o ar com a consequente redução da taxa de uso de água.
Os estômatos são induzidos ao fechamento, reduzindo a transpiração, porém, a temperatura ambiente e a diferença de temperatura entre a folha e o ar não são aumentadas, e sim reduzidas. Incorreta.

c) o fechamento estomático, que provoca a redução da transpiração e o aumento da temperatura foliar, o que promove uma redução da diferença de temperatura entre a folha e o ar com a consequente redução da taxa de uso de água.
 Os estômatos são induzidos ao fechamento pela grande quantidade de CO2 disponível para não absorver o dióxido de carbono em excesso, isso reduz a transpiração (poros fechados) e aumenta a temperatura foliar pela diminuição da água na superfície, diminuindo a diferença de temperatura entre folha e ar e reduzindo o uso de água pela ausência da transpiração, principalmente. CORRETA.

d) a abertura estomática, que provoca o aumento da transpiração e a diminuição da temperatura foliar, o que promove a redução da diferença de temperatura entre a folha e o ar com o consequente aumento da taxa de uso de água. Os estômatos não são induzidos à abertura, pois isso faria com que uma maior quantidade necessária de CO2 fosse absorvida, comprometendo a atividade fotossintética. Incorreta.

e) o fechamento estomático, que provoca o aumento da temperatura ambiente e também da pressão de vapor da água, o que promove a redução da diferença de temperatura entre a folha e o ar com consequente aumento da taxa de uso de água.
A indução ocorre para o fechamento dos estômatos, porém não aumenta a temperatura ambiente, e sim a temperatura foliar. Incorreta.



Gabarito do professor: Letra C.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

LETRA C C

o fechamento estomático, que provoca a redução da transpiração e o aumento da temperatura foliar, o que promove uma redução da diferença de temperatura entre a folha e o ar com a consequente redução da taxa de uso de água.

No entanto, o elevado nível de CO2 ao induzir o fechamento estomático provoca redução da transpiração e aumento da temperatura foliar. Isso provoca uma redução da diferença de temperatura folha-ar com a consequente redução da taxa de uso da água (Kimball et al., 2002).

O que determina a abertura e o fechamento estomático?

abertura e o fechamento dos estômatos ocorre devido a variações na turgescência das células- guardas. A abertura ocorre quando solutos, principalmente o íon potássio, acumulam-se no interior dessas células, levando a um movimento osmótico de água para o interior das células-guardas.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo