O esquema a seguir representa o surgimento de duas espécies ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1373510 Biologia

O esquema a seguir representa o surgimento de duas espécies a partir de uma espécie ancestral.


Imagem associada para resolução da questão


Os mecanismos de especiação corretamente representados pelas letras A, B, C, D e E, são, respectivamente,

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Essa questão aborda o isolamento geográfico que separa uma população em duas populações que se diferenciaram geneticamente e fenotipicamente, alterando, assim, as populações resultantes após esse fator de isolamento desaparecer. 
Na representação, o fator de isolamento dividiu a população em duas no momento A, as diferenciando no momento B, resultando em populações distintas no momento C (a de cima com maior predominância de besouros verdes), e após o momento D, duas espécies diferentes surgiram, a superior totalmente de besouros verdes, enquanto a inferior teve aumento de besouros marrons (momento E). Esse processo é conhecido como especiação alopátrica, onde há um isolamento geográfico impedindo que as espécies se reproduzam entre si. 
Quando as espécies estão isoladas geograficamente, como representado na questão, elas acumulam diferenças e podem se tornar subespécies, que são populações com pequenas diferenças genéticas mas que ainda podem cruzar entre si, caso o isolamento não dure muito tempo. Se esse isolamento geográfico permanece, as diferenças genéticas impedem o cruzamento entre populações, a população atinge o isolamento reprodutivo, surgindo, assim, uma nova espécie.  (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. 1ª ed. São Paulo: Ática, 2011).
No momento A houve um isolamento geográfico dividindo a população em duas, em B houve seleções ocorrendo por pressões exercidas sobre as populações que resultaram em C, formando duas populações distintas entre si, no momento D ocorreram mais seleções exercidas por pressões, resultando em E, no surgimento de duas novas espécies que não cruzam mais entre si.




Fonte da imagem: site olhonavaga.com.br




Os mecanismos de especiação corretamente representados pelas letras A, B, C, D e E, são, respectivamente,



a) redução do fluxo gênico, pressões de seleção diferentes, mutação genética, migração e deriva genética. O fluxo gênico é a atividade migratória de um gene, em A ocorre o isolamento geográfico; em B ocorrem pressões de seleção; a mutação é uma alteração no DNA ao acaso, em C ocorre a formação de duas populações (raças), e não a mutação; as populações não migram em D; a deriva genética altera frequência de alelos, o que não ocorre em E, quando surgem as novas espécies. Incorreta.


b) isolamento geográfico, pressões de seleção diferentes, formação de duas raças diferentes, pressões de seleção diferentes e isolamento reprodutivo. Em A ocorre o isolamento geográfico dividindo a população em duas; em B as populações sofrem pressões seletivas; em C são formadas duas populações distintas (raças); em D mais pressões são exercidas sobre essas populações que resultam em E, com as novas espécies. CORRETA.


c) isolamento geográfico, seleção natural, mutação genética, migração e deriva genética. Em A acontece o isolamento geográfico; em B as populações sofrem pressões seletivas, não específicas; em C não ocorre mutação, são formadas duas populações distintas; em D não há migração; a deriva genética altera frequência de alelos, o que não ocorre em E, quando surgem as novas espécies. Incorreta.


d) deriva genética, seleção natural, seleção artificial, pressão seletiva diferenciada e formação de duas raças. A deriva genética altera frequência de alelos, o que não ocorre em A, pois há um isolamento geográfico; em B as populações sofrem pressões seletivas, não específicas; em C não ocorre seleção artificial nas populações; em D ocorrem pressões de seleção, não diferenciadas; e em E são formadas duas espécies, e não duas raças. Incorreta.


e) deriva genética, seleção natural, formação de duas raças diferentes, migração e mutação genética. A deriva genética altera frequência de alelos, o que não ocorre em A, pois há um isolamento geográfico; em B as populações sofrem pressões seletivas, não específicas; em C são formadas duas raças diferentes; em D não ocorre migração, e sim pressões de seleção; em E surgem novas espécies, não havendo mutação. Incorreta.




Gabarito do Professor: Alternativa B.

 

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Se ao menos desse pra ler a imagem sem perder 30% da capacidade visual, seria mais fácil responder.

se originou o besouro verde claro e a questao nao afirmou se é estéril ou nao, nao é possivel afirmar sobre isolamento reprodutivo

Lamarkismo

Estímulo > aprimoramento > repassa as descendentes

Inutilidade > atrofia > sobrevive o que melhor se adapta

Etapas do processo de especiação:

1 - Isolamento geográfico

2 - Ação seletiva (pressões seletivas)

3 - "Raciação" (Formação de raças)

4 - Isolamento reprodutivo

Gabarito: B

Eu acho que teria acertado se desse pra enxergar

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo