Considere as passagens do texto. • É que morava lá a antig...
• É que morava lá a antiga namorada do noivo — o gênio dos dois não combinava… (1o parágrafo)
• A casa era “o sobrado”, assim a chamavam por sua imponência de massa e requinte: escadaria de pedra, em dois lanços… (2o parágrafo)
É correto afirmar que o travessão e os dois-pontos introduzem respectivamente nos enunciados:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (13)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A questão exigiu conhecimento em pontuação e interpretação textual. Vejamos:
• É que morava lá a antiga namorada do noivo — o gênio dos dois não combinava… (1o parágrafo)
Aqui o travessão introduz uma explicação para o relacionamento ter terminado, que é por causa do gênio dos dois que não combinava.
• A casa era “o sobrado”, assim a chamavam por sua imponência de massa e requinte: escadaria de pedra, em dois lanços… (2o parágrafo)
Aqui os dois -pontos introduz uma sequência enumerativa, pois os termos mostram os atributos positivos do sobrado que possui escadaria de pedra, em dois lanços, amplo frontispício1 abrindo em sacadas, sob a cimalha2 a estatueta de louça-da-china3
A) Incorreta.
A casa não era do noivo, mas sim da noiva.
B) Incorreta.
Os pontos referidos indicam respectivamente explicação e enumeração, e não o que a assertiva indicou.
C) Correta.
Como já explicado na introdução, os pontos são utilizados respectivamente para uma explicação para o fim do relacionamento com a antiga namorada; uma sequência de atributos positivos que enaltecem a casa do juiz.
D) Incorreta.
O texto não informa o que apresenta a assertiva, os respectivos pontos são para indicar explicação e enumeração, e não o que a assertiva indicou.
E) Incorreta.
O texto não informa o que apresenta a assertiva, os dois pontos são respectivamente para uma explicação em relação ao término do relacionamento e uma enumeração em relação às atribuições da casa.
Gabarito: C
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Só uma casa se mantinha rigorosamente alheia, como vazia. É que morava lá a antiga namorada do noivo — o gênio dos dois não combinava, tinham chegado a compromisso, logo desfeito.
E o cortejo seguia brilhante, levando o noivo filho de “coronel” fazendeiro, gente de muita circunstância, rumo à casa do doutor juiz, gente de igual altura. A casa era “o sobrado”, assim a chamavam por sua imponência de massa e requinte: escadaria de pedra, em dois lanços, amplo frontispício1 abrindo em sacadas, sob a cimalha2 a estatueta de louça-da-china3 — espetáculo.
gab C
- É que morava lá a antiga namorada do noivo — o gênio dos dois não combinava…" (1º parágrafo)
Nesta passagem, o travessão é utilizado para introduzir uma explicação para o fato de a casa ser mantida rigorosamente alheia. A explicação é que a antiga namorada do noivo morava lá, e o narrador afirma que o gênio dos dois não combinava, implicando que isso foi um fator no fim do relacionamento entre eles.
- "A casa era 'o sobrado', assim a chamavam por sua imponência de massa e requinte: escadaria de pedra, em dois lanços…" (2º parágrafo)
Aqui, os dois-pontos são usados para introduzir uma explicação e enumeração de características que dão requinte à casa do juiz. A casa é chamada de "sobrado" devido à sua imponência e requinte, e o narrador enumera algumas dessas características, como a escadaria de pedra em dois lanços.
Qual o erro da A ?
pra mim é A também
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo