Leia as orações abaixo: I. Se João pudesse, iria conosco ao...
I. Se João pudesse, iria conosco ao cinema. II. Desde o ano passado esperávamos por este jogo! III. Ele jamais se perturbara sequer com a presença de Clarice. IV. Espero que os andaimes estejam bem presos. V. Calem-se! Já basta!
Os verbos sublinhados estão, respectivamente no:
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (6)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
✅ Gabarito: B
I. Se João pudesse, iria conosco ao cinema → Respectivamente, verbos na 3ª pessoa do singular do pretérito imperfeito do subjuntivo/futuro do pretérito do indicativo (=indicam possibilidade, hipótese).
II. Desde o ano passado esperávamos por este jogo! → Verbo conjugado na 1ª pessoa do plural do pretérito imperfeito do indicativo (=refere-se a um fato ocorrido no passado, mas que não foi completamente terminado. Expressando, assim, uma ideia de continuidade e de duração no tempo).
III. Ele jamais se perturbara sequer com a presença de Clarice → Verbo conjugado na 3ª pessoa do singular do pretérito mais-que-perfeito do indicativo (=indica um fato que aconteceu antes de outro fato passado).
IV. Espero que os andaimes estejam bem presos → Verbo conjugado na 3ª pessoal do plural do presente do subjuntivo (=é um tempo verbal usado para indicar uma ação do presente ou do futuro. Também é utilizado para expressar desejos).
V. Calem-se! Já basta! → Verbo conjugado na 3ª pessoal do plural do imperativo afirmativo (=consiste em um modo verbal no qual o verbo expressa ordem, proibição, convite, conselho, pedido ou súplica. Aqui o falante tem o objetivo de levar o interlocutor a realizar a ação sugerida ou ordenada por ele).
➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
- GABARITO: LETRA B
Observe a sequência correta de classificação para cada verbo destacado:
I. Se João pudesse, iria conosco ao cinema. PUDESSE – pretérito imperfeito do subjuntivo IRIA – futuro do pretérito do indicativo
II. Desde o ano passado esperávamos por este jogo! ESPERÁVAMOS – pretérito imperfeito do indicativo
III. Ele jamais se perturbara sequer com a presença de Clarice. PERTURBARA – pretérito mais que perfeito
IV. Espero que os andaimes estejam bem presos. ESTEJAM – presente do subjuntivo
V. Calem-se! Já basta! CALEM – imperativo afirmativo
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo