O feixe é precisamente conformado ao volume-alvo, aumentando...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: Errado (E)
A questão propõe uma discussão sobre a radiocirurgia estereotáxica, uma técnica avançada de radioterapia que permite tratar lesões intracranianas e algumas lesões extracranianas com alta precisão. A afirmação abordada no item está relacionada à conformação do feixe de radiação ao volume-alvo e seu impacto nos tecidos saudáveis adjacentes.
No contexto da radiocirurgia estereotáxica, o objetivo principal é precisamente conformar o feixe de radiação ao volume-alvo, ou seja, a lesão a ser tratada. Isso é feito de forma a minimizar a dose de radiação nos tecidos saudáveis ao redor, preservando essas estruturas tanto quanto possível. A alta precisão da técnica é uma de suas grandes vantagens, permitindo que doses terapêuticas elevadas sejam entregues diretamente à lesão, enquanto se reduz ao mínimo a exposição dos tecidos circundantes.
A afirmação do item sugere que a conformação do feixe aumenta a dose nos tecidos circunvizinhos, o que é incorreto. Na realidade, a técnica é projetada para fazer exatamente o oposto: reduzir a dose nos tecidos saudáveis ao redor do volume-alvo. Isso é alcançado através da utilização de múltiplos feixes de radiação que convergem no alvo, proporcionando uma distribuição de dose que é altamente localizada.
Resumo: A afirmação está equivocada em sugerir que a conformação do feixe aumenta a dose nos tecidos circundantes, quando, na verdade, a precisão da radiocirurgia estereotáxica visa proteger esses tecidos, focando a dose máxima apenas na área de interesse.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo