Uma avaliação neuropsiquiátrica da criança é adequada quando
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão sobre quando uma avaliação neuropsiquiátrica da criança é apropriada. Este tema está relacionado à área de Neuropsicologia, que lida com a interface entre processos neurológicos e comportamento, especialmente em crianças. A questão avalia o conhecimento sobre situações que justificam uma avaliação mais aprofundada do estado mental e neurológico de uma criança.
Alternativa Correta: E
A alternativa E é a correta, pois menciona condições que realmente requerem uma avaliação neuropsiquiátrica. Quando há suspeita de distúrbios neurológicos ou prejuízos psiquiátricos que coexistem com sinais neurológicos, ou ainda sintomas psiquiátricos que podem ser resultado de neuropatologia, é fundamental realizar uma avaliação abrangente e especializada para entender melhor a situação da criança e oferecer o tratamento adequado.
Análise das Alternativas Incorretas:
A - a criança vem sozinha à consulta: Esta alternativa não justifica uma avaliação neuropsiquiátrica. Uma criança vindo sozinha pode indicar questões de autonomia ou de organização familiar, mas não é, por si só, um indicativo de problemas neuropsiquiátricos.
B - a professora encaminha para tratamento psicológico: Embora um encaminhamento por um professor possa sinalizar que a criança está apresentando dificuldades, isso não necessariamente indica a necessidade de uma avaliação neuropsiquiátrica. O tratamento psicológico pode ser suficiente dependendo do caso.
C - a mãe tem desconfiança da não correta ingestão alimentar: Problemas alimentares podem afetar o estado mental de uma criança, mas isso não indica imediatamente a necessidade de uma avaliação neuropsiquiátrica. Primeiro, seria importante investigar as questões nutricionais.
D - a criança tem o quadro desafiador opositor sem causa específica: Embora possa ser preocupante, um quadro desafiador opositor não necessariamente exige avaliação neuropsiquiátrica, a menos que existam outros sinais associados que levantem suspeitas de problemas neurológicos ou psiquiátricos mais graves.
É importante entender as diferenças entre problemas de comportamento e distúrbios que demandam uma investigação mais profunda. A avaliação neuropsiquiátrica é específica para casos onde há suspeitas claras de envolvimento neurológico.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo