O transtorno autista também está associado a condições neur...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
O tema central desta questão é a associação entre o transtorno autista e condições neurológicas específicas. Para resolver a questão, é necessário ter um conhecimento básico sobre as condições médicas que frequentemente se associam ao autismo. Isso envolve compreender quais condições neurológicas e genéticas podem estar presentes em conjunto com o transtorno do espectro autista.
Alternativa Correta: A - rubéola congênita, fenicetonúria e esclerose tuberosa.
Essas condições são conhecidas por sua associação com alterações no desenvolvimento neurológico, sendo que algumas delas podem aumentar o risco de surgir transtornos do espectro autista. A rubéola congênita é uma infecção viral que, quando ocorre na gestante, pode resultar em diversas anomalias congênitas no bebê, incluindo problemas neurológicos. A fenicetonúria é uma doença genética que, se não tratada, pode levar a danos cerebrais. A esclerose tuberosa é uma doença genética que causa tumores benignos em vários órgãos, incluindo o cérebro, e é frequentemente associada ao autismo.
Agora, vamos analisar por que as outras alternativas estão incorretas:
Alternativa B - Tartamudez, neologismo e alexitimia são condições relacionadas à fala e à comunicação, mas não são condições médicas associadas a alterações neurológicas que causam autismo.
Alternativa C - Cafeinismo, dadaísmo e tique não têm qualquer relação com condições médicas neurológicas associadas ao autismo. Esses termos estão mais ligados a comportamentos e movimentos repetitivos.
Alternativa D - Cubismo, alimentação seletiva, alteração do cromossomo Y – CNPK6 são componentes que não se relacionam com condições neurológicas reconhecidas no contexto do autismo. "Cubismo" é um movimento artístico e não uma condição médica.
Alternativa E - Altruísmo, alteração do mesencéfalo lateral esquerdo, protuberância da ponte-mesencefálica não são condições que se relacionam diretamente com o diagnóstico de transtorno autista ou que sejam conhecidas por sua associação com o autismo.
Lembre-se de que, em questões de concurso, é importante identificar palavras-chave que apontem para a resposta correta e eliminar as alternativas menos prováveis com base no conhecimento prévio. Isso pode fazer toda a diferença na hora da prova.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo