Os documentos da atividade-meio do Ministério da Saúde serão...
49 a 56.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (9)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: E - Errado
Os documentos da atividade-meio do Ministério da Saúde não são analisados, avaliados e selecionados de acordo com os prazos estabelecidos exclusivamente pela comissão de acesso aos documentos de arquivo do órgão. De acordo com a legislação arquivística brasileira, mais especificamente a Lei 8.159/1991 e o Decreto 4.073/2002, é o Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ) que estabelece diretrizes, normas e procedimentos para a gestão documental, incluindo a tabela de temporalidade e destinação de documentos.
Explicação sobre a legislação arquivística brasileira:
A legislação arquivística brasileira tem como objetivo definir normas e procedimentos para a gestão de documentos em entidades públicas e privadas. A Lei 8.159/1991 dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados, enquanto o Decreto 4.073/2002 regulamenta essa lei, estabelecendo competências específicas para órgãos e comissões relacionadas à gestão documental.
Comissão de Acesso aos Documentos de Arquivo:
Embora a comissão de acesso aos documentos de arquivo do órgão tenha um papel importante na gestão de documentos, sua função não inclui a criação de prazos para análise, avaliação e seleção de documentos. Esta tarefa é normatizada pelo CONARQ, que estabelece uma tabela de temporalidade e destinação de documentos, a qual deve ser seguida por todos os órgãos públicos, incluindo o Ministério da Saúde.
Justificação da alternativa correta:
A alternativa está errada porque a responsabilidade pela definição dos prazos de retenção e destinação final dos documentos da atividade-meio não cabe à comissão de acesso aos documentos de arquivo do Ministério da Saúde, mas sim ao CONARQ, conforme as diretrizes da legislação arquivística brasileira.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Errado. De acordo com a tabela de temporalidade.
Tabela de Temporalidade de Documentos
É o instrumento resultante da etapa de avaliação dos documentos. É ela, a tabela de
temporalidade, que determina o prazo de guarda dos documentos nas fases corrente e
intermediário, bem como indica a destinação final (eliminação ou recolhimento para
guarda permanente).
Não existe Comissão de acesso aos documentos, e sim Comissão Permanente de Avaliação de Documentos.
Cada organização deverá ter sua Comissão Permanente de Avaliação de Documentos. Dependendo do porte da mesma, poderá haver mais de uma Comissão.
A comissão permanente de avaliação de documentos tem por finalidade assessorar à Divisão de Arquivo Geral nas ações e procedimentos referentes a avaliação documental, também orientar e realizar a análise, avaliação e seleção da produção documental produzida e acumulada, deve ser formada por representantes dos mais importantes setores da instituição.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo