Uma empresa, sem fins lucrativos, que destina uma determinad...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q39874 Contabilidade Geral
Uma empresa, sem fins lucrativos, que destina uma determinada quantia monetária para um fim específico, deverá chamar a este montante:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A CONTABILIDADE DO TERCEIRO SETOR   FUNDOS ESPECIFICADOS   A contabilidade registra os recursos recebidos para atender atividades ou projetos específicos de forma separada (em fundos), valendo-se das restrições impostas pelos doadores externos à entidade ou mesmo observando restrições impostas pelos órgãos diretivos da entidade.   Na prática existirão, em uma entidade, vários tipos de "fundos" como, por exemplo, "Fundo para Construção de Sede Social", "Fundo para Bolsas de Estudos", "Fundo de Pesquisas", etc.   Fonte: http://www.portaldecontabilidade.com.br/tematicas/terceirosetor.htm

A questão parece estar classificada errado, não encontrei correlação com atos e fatos contábeis

1º Setor - Estado, não visa lucro
2º Setor - Iniciativa Privada, os particulares que visam lucro
3º Setor - Paraestatais - Colaboram com o Estado na iniciativa privada mas que não visam lucros.

Fundos têm o caráter de temporalidade, sendo disponibilidades ou aplicações financeiras que figuram no Ativo com finalidade específica. Os fundos não possuem movimentação livre e são geralmente encontrados em instituições sem fins econômicos. Todavia, nada impede que uma empresa que vise ao lucro, por exemplo, aplique certos recursos que deverão ser utilizados para a modernização das suas instalações. Nesse caso, as doações financeiras por elas recebidas, vinculadas a compra de um determinado bem, aparecem habitualmente no ativo de suas demonstrações contábeis como Fundos para a consecução de objetivos específicos.

Já as reservas financeiras representam partes do Patrimônio Líquido que excedem o capital realizado. Elas podem ser:

  • Reservas de Capital: contribuições recebidas dos proprietários da Entidade ou de terceiros que não têm relação com a atividade operacional da empresa.
  • Reservas de Reavaliação: conforme definido no artigo 8º da Lei nº 6.404, de 1976, esse tipo de reserva representa os acréscimos de valor atribuído a elementos do ativo, baseado nos seus valores de mercado.
  • Reservas de Lucros: lucros não distribuídos por vários motivos, como por exigência legal, para uso em expansão, para futura utilização em dividendos etc.

Você pode se perguntar: e a diferença entre reservas e provisões? provisões são expectativas de obrigações ou de perdas de ativos que acarretam na diminuição do Patrimônio Líquido da empresa. Já as reservas, por outro lado, são como um reforço do Patrimônio Líquido da empresa, ou seja, não estão vinculadas a despesas ou antecipação dessas.

Ainda como diferença, tem-se que reservas financeiras se referem à destinação de parte do lucro, que tem como objetivo a proteção do patrimônio da entidade. Ao contrário das provisões, as reservas não diminuem o patrimônio líquido da empresa, ou seja, reservas aumentam seu .

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo