A relação entre infecção materna e complicações gestacionais...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2011 Banca: ACAPLAM Órgão: Prefeitura de Angicos - RN
Q1200861 Enfermagem
A relação entre infecção materna e complicações gestacionais, como parto prematuro, morte neonatal e ocorrência de anormalidades congênitas, tornam necessárias atitudes corretas para prevenir a transmissão para o feto. Quanto a esta abordagem está correto afirmar que:
I - Na maioria dos casos o diagnóstico pode ser estabelecido pelo quadro clínico e/ ou epidemiológico apresentado pela gestante.
II - Na maioria dos casos a infecção é assintomática e é a realização dos exames sorológicos específicos que permite diagnosticar a condição de mãe portadora de condição com risco de transmissão ao feto.
III - A transmissão vertical da sífilis pode ocorrer em qualquer estágio clínico de acometimento da mãe não tratada ou, inadequadamente, tratada.
IV - Na toxoplasmose, um resultado de alta avidez para IgG, associados a baixos títulos de IgM, interpreta-se como pouca probabilidade de transmissão do parasita para o feto.
V - Como 85% dos casos de herpes neonatal resultam da transmissão perinatal, recomenda-se a realização de cesariana às mulheres portadoras de lesão ativa ou de sintomas prodrômicos no momento do parto.
Alternativas