Hipernatremia ocorre sempre que a ingestão de água é menor q...
Hipernatremia ocorre sempre que a ingestão de água é menor que a soma das perdas hídricas renais e extrarrenais de sódio. Sobre esse desequilíbrio hidroeletrolítico, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) A hiposmolaridade provoca contração de todas as células do corpo, incluindo os neurônios; as manifestações mais comuns são confusão mental, fraqueza, náuseas, poliúria, irritabilidade e câimbras.
( ) Pacientes com litioterapia podem desenvolver diabetes insipidus nefrogênico, com poliúria, polidipsia e hipernatremia.
( ) A sede é um sintoma proeminente em pacientes conscientes, mas a ingestão deficiente de água pode ser causada pelo quadro de coma, associado ou não com diminuição de diurese.
( ) Quando a hipernatremia excede 160 mEq/l, deve ser corrigida lentamente, para evitar desenvolvimento de edema cerebral ou convulsões.
( ) Ocorre nos casos graves de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) decorrente da hidratação de rotina com SF 0,9% ou ringer lactato ou após correção de acidose com bicarbonato de sódio ou sudorese excessiva.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: