A psicoterapia com crianças e adolescentes, em geral, costu...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito Comentado: Alternativa D - mais direta e ativa
O tema central da questão é a psicoterapia com crianças e adolescentes. Para entender essa questão, é importante ter conhecimento sobre como a terapia nessa faixa etária geralmente é conduzida. Psicoterapia infantil costuma adotar abordagens diferentes das usadas com adultos, focando em métodos que ressoem com o desenvolvimento e as necessidades psicológicas das crianças e adolescentes.
Na psicoterapia com crianças e adolescentes, a comunicação precisa ser direta e as atividades terapêuticas devem ser ativas para captar e manter a atenção dos jovens. Isso significa que o terapeuta precisa ser mais envolvente e adaptar técnicas que facilitem a expressão emocional e o entendimento da criança.
Justificativa para a alternativa correta: A alternativa D - mais direta e ativa é a correta porque reflete a necessidade de uma abordagem que envolva a criança de maneira mais intensa e direta, possibilitando uma interação mais produtiva no contexto terapêutico.
Por que as outras alternativas estão incorretas:
A - menos direta e participativa: Esta alternativa vai contra o princípio de envolver ativamente a criança ou adolescente na terapia. Ser menos direta pode dificultar a comunicação e a eficácia do tratamento.
B - mais lúdica e atencional: Embora atividades lúdicas sejam comuns, o termo "atencional" não capta a essência da necessidade de uma abordagem ativa e direta. O foco não é apenas em captar atenção, mas em participar ativamente no processo terapêutico.
C - menos eclética e gradual: A abordagem terapêutica com crianças não pode ser menos eclética; na verdade, ela exige diversidade de técnicas para se adaptar às necessidades da criança. A gradualidade é importante, mas não é o foco principal da questão.
E - mais interativa e criativa: Apesar de a interação e criatividade serem desejáveis, o enfoque principal da questão é que a terapia deve ser direta e ativa, tornando essa alternativa incompleta ao não enfatizar a ação direta.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo