Assinale a alternativa que apresenta a lesão típica causa...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (5)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Atenção: típico de questões de Medicina Legal, quando o examinador tenta misturar lesões oriundas da eletricidade cósmica (natural) com aquelas oriundas da eletricidade industrial (artificial).
A) ERRADO. O Sinal de Funil de Bonnet caracteriza um ferimento de entrada ou de saída em ossos planos, mais comum em ossos do crânio, produzido pela ação de um instrumento perfuro contundente, o projétil de arma de fogo (PAF) - e não pela eletricidade cósmica. O orifício de entrada tem a forma de um cone invertido, ou seja, externamente o ferimento é regular e de forma arredondada enquanto internamente é irregular e maior do que o externo com um bisel bem definido; sua base e voltada para dentro da cavidade com traços de fraturas radias.
B) ERRADO. A lesão mais típica da eletricidade industrial (e não cósmica) é conhecida como marca elétrica de Jellinek, embora nem sempre esteja presente. Constitui-se em uma lesão da pele, tem forma circular, elítica ou estrelada, de consistência endurecida, bordas altas, leito deprimido, tonalidade branco-amarelada, fixa, indolor, asséptica e de fácil cicatrização. Pode apresentar também a forma do condutor elétrico.
C) ERRADO. Trata-se de pequenas manchas arredondadas de sangue coagulado, localizadas sob a pleura, pericárdio e tubo digestivo e que podem surgir em casos de morte por asfixia, e não por conta da eletricidade cósmica.
D) CERTO. As lesões externas por eletricidade natural tomam aspecto arboriforme e tonalidade arroxeada, cognominadas sinal de Lichtenberg ou marcas queraunográficas (do grego keraunos, que significa raio), procedente de fenômenos vasomotores, podendo desaparecer com a sobrevivência. Essa marca surge cerca de uma hora depois da descarga e desaparece gradualmente em torno das 24 h subsequentes à descarga elétrica.
E) ERRADO. Metalização é um ferimento causado por eletricidade industrial (e não cósmica), em que ocorre a deposição cutânea do metal, cuja característica é o destacamento da pele, com o fundo da lesão impregnado de partículas da fusão e vaporização dos condutores elétricos.
Gabarito do professor: Alternativa D.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Alternativa D
Trata-se de lesão causada pela energia do raio chamada de FULGURAÇÃO. A pessoa vítima dessa eletricidade natural, porém não letal, fica com uma marca chamada de SINAL DE LICHTENBERG, que é uma lesão de aspecto arboriforme tendo por base fenômenos vasoativos.
Vale salientar que a lesão causada por corrente elétrica industrial é chamada de ELETROPLESSÃO, e quando aparece uma marca é chamada de MARCA DE JELLINEK.
Então, a marca deixada pela energia natural é SINAL DE LICHTENBERG, e a marca deixada pela energia elétrica industrial é MARCA DE JELLINEK.
GABARITO D
Eletricidade Natural --> CÓSMICA
Se divide em FULGURAÇÃO e FULMINAÇÃO.
Fulminação --> letal, morte.
Fulguração --> apenas lesões.
bons estudos
É causada pelos raios, que podem ter:
Ação letal, causa morte, denominada fulminação.
Ação apenas lesiva, não causa morte, chamada de fulguração.
As lesões externas causadas pela eletricidade natural têm aspecto arboriforme (de árvore), desaparecendo e o indivíduo sobreviver, sendo este o Sinal de Lichtenberg.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo