No Brasil, as alterações ocorridas no perfil de morbimortali...
No Brasil, as alterações ocorridas no perfil de morbimortalidade, no qual se ressalta uma perda de importância relativa das doenças transmissíveis, principalmente a partir do último quarto do século XX, contribuíram para criar uma falsa expectativa de que todo esse grupo de doenças estaria próximo à extinção. Entretanto o seu impacto na morbidade ainda é importante, principalmente aquele produzido pelas doenças para as quais não se dispõe de mecanismos eficazes de prevenção e controle.
(BRASIL. Doenças Infecciosas e Parasitárias. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_bolso_4ed.pdf/ acesso em 21 de agosto de 2019).Analise as proposições a seguir, tendo por base acidentes causados por Lonomia (lagarta).
I- As lagartas da família Saturniidae (oruga, tapuru-de-seringueira) têm espinhos ramificados de aspecto arbóreo, apresentam tonalidades esverdeadas, exibindo manchas e listras no dorso e laterais, muitas vezes mimetizando as plantas onde vivem.
II- As complicações incluem sangramentos maciços ou em órgão vital, insuficiência renal aguda; óbitos têm sido associados à hemorragia intracraniana e choque hipovolêmico.
III- O diagnóstico é feito através da identificação e presença de quadro hemorrágico ou alteração da coagulação sanguínea do paciente.
IV- No diagnóstico laboratorial, o Tempo de Coagulação auxilia no diagnóstico de acidente e deve ser realizado para orientar a soroterapia nos casos em que não há manifestações hemorrágicas evidentes.
V- O tratamento consiste no quadro local, que é sintomático com compressas frias ou geladas, analgésicos e infiltração anestésica. Na presença de sangramentos e/ou distúrbio na coagulação, o soro antilonômico deve ser administrado de acordo com a intensidade e gravidade das manifestações hemorrágicas.
Indique a única alternativa que apresenta o conjunto CORRETO de proposições.