Em “... se eu aplicar o modelo da Ética à Política, entender...
[...]
O mínimo, numa democracia, é ter dois lados opostos, divergentes, mas, respeitados. Porém, se eu aplicar o modelo da Ética à Política, entenderei que um lado é o bem, e o outro, o mal; e portanto, tentarei impedir “o mal” até mesmo de concorrer. Assim, foi a perseguição ao comunismo, no Brasil, mesmo quando não tínhamos uma ditadura escancarada. Assim foi a perseguição aos partidos liberais nos regimes comunistas. [...]
Há saída? O mais óbvio é: a Ética é um pré-requisito. Queremos, de todos os candidatos, que sejam honestos. Que não sejam antiéticos. E, entre os postulantes decentes, optaremos por critérios políticos. [...] É preciso grandeza de espírito para sair dessa incapacidade de pensar o que desejamos construir. Porque propor a Política é formular o futuro.
(Ribeiro, Renato Janine. Filosofia. Setembro de 2012. Adaptado.)
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (5)
- Comentários (7)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito C.
O se traduz condição e portanto conclusão
CONJUNÇÃO SUBORDINADA ADVERBIAL CONDICIONAL
---> se
---> desde que
---> caso
CONJUNÇÃO COORDENADA SINDÉTICA CONCLUSIVA
---> portanto
---> assim
---> logo
---> por conseguinte
POIS e PORTANTO podem indicar CONCLUSÃO ou EXPLICAÇÃO
Entre vírgulas: CONCLUSÃO
, POIS ,
, PORTANTO ,
Após a vírgula: EXPLICAÇÃO
, POIS
, PORTANTO
A vírgula deve ser usada antes das conjunções ADVERSATIVAS (mas, porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto) e CONCLUSIVAS (logo, portanto, por isso, por conseguinte, então): “Ele sempre se dedicou à empresa, porém nunca foi promovido.” “Ele sempre se dedicou à empresa, por isso será promovido.”
Observações:
a) – As conjunções ADVERSATIVAS e CONCLUSIVAS, quando deslocadas, devem ficar entre vírgulas: “Ele sempre se dedicou à empresa, nunca foi, porém, promovido.” “Ele sempre se dedicou à empresa, será, portanto, promovido.”
b) – A conjunção POIS, com o valor CONCLUSIVO, deve ficar entre vírgulas: “Ele sempre se dedicou à empresa, será, pois, promovido.” (= portanto)
c) – A conjunção POIS, com o valor EXPLICATIVO ou CAUSAL, pode ou não vir antecedida de vírgula: “Ele deverá ser promovido, pois se dedica à empresa.” (= porque)
http://redeglobo.globo.com/sp/tvtribuna/camera-educacao/platb/2013/09/11/dificuldade-com-virgula-uma-virgula/
"se (valor de caso- indica CONDIÇÃO) eu aplicar o modelo da Ética à Política, entenderei que um lado é o bem, e o outro, o mal; e portanto ( conclusão) tentarei impedir ‘o mal’ até mesmo de concorrer.”,
Q728319
O texto se encaminha para uma conclusão.
CONCLUSÃO: POR CONSEGUINTE, LOGO, PORTANTO, ENFIM
E = POR ISSO. ENTÃO
,POIS, ENTRE VÍRGULAS
CONDIÇÃO: CONTANTO, DESDE QUE, SE NÃO, QUANDO NÃO
A MENOS QUE
A NÃO SER
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo