Quando estudamos as secreções endócrinas induzidas pelo exer...
Quando estudamos as secreções endócrinas induzidas pelo exercício, temos uma série de modificações no comportamento desses hormônios. Analise as assertivas abaixo sobre esses hormônios e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Uma atividade física de curta duração estimula uma elevação acentuada na amplitude do pulso de GH (hormônio do crescimento) e na quantidade de hormônio secretada em cada pulso.
( ) A maior atividade do sistema nervoso simpático durante o exercício produz constrição dos vasos sanguíneos que se dirigem aos rins. O fluxo sanguíneo renal reduzido estimula os rins a liberarem a enzima renina e a lançá-la na corrente sanguínea. A maior concentração de renina ativa a produção de dois hormônios renais, angiotensina II e angiotensina III. Esses hormônios estimulam a dilatação arterial e a secreção adrenocortical de aldosterona que faz os rins excretarem sódio e reterem potássio.
( ) A concentração de insulina (abaixo dos valores de repouso) à medida que a duração do exercício é prolongada ou que a intensidade aumente resulta dos efeitos inibitórios de uma liberação de catecolaminas induzidas pelo exercício sobre a atividade das células betapancreáticas. A supressão da insulina pelas catecolaminas está relacionada diretamente à intensidade do exercício. A inibição na produção de insulina pelo exercício explica por que não ocorre liberação excessiva de insulina (e uma possível hipoglicemia de rebote) com uma refeição concentrada de glicose durante o exercício.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: