Uma paciente de sessenta e três anos de idade compareceu sem...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q349237 Medicina
Uma paciente de sessenta e três anos de idade compareceu sem queixas à consulta médica para avaliação de rotina. Ela relatou que, havia dois anos, tem utilizado hidroclorotiazida 25 mg/dia para tratamento de hipertensão arterial. Ela informou, ainda, que não apresentava cardiopatia estrutural nem aterosclerose significativa. Ao exame físico, apresentou índice de massa corpórea (IMC) = 30,8 kg/m2 , circunferência abdominal de 101 cm, pressão arterial de 146 mmHg × 94 mmHg (média de três medidas) e frequência cardíaca de 82 bpm. Com a paciente constavam os seguintes resultados de exames: ácido úrico = 8 mg/dL; triglicerídios = 190 mg/dL; colesterol total = 240 mg/dL; HDL colesterol = 38 mg/dL; LDL colesterol = 164 mg/dL; glicemia de jejum = 106 mg/dL e hemoglobina glicada (A1C) = 5,9%. O eletrocardiograma e os demais exames laboratoriais de rotina não apresentaram anormalidades.

Com relação ao caso clínico acima apresentado, julgue os itens que se seguem

A estratégia mais eficaz para a prevenção de diabetes melito nessa paciente é o uso regular de metformina.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão apresentada aborda a prevenção de diabetes melito em uma paciente idosa, focando na estratégia mais eficaz para essa finalidade. Para resolver a questão, é necessário compreender os fatores de risco para diabetes e as medidas preventivas adequadas.

Alternativa correta: E - Errado

A justificativa para a escolha da alternativa "Errado" baseia-se no fato de que, para a paciente em questão, o uso regular de metformina não é a estratégia mais eficaz de prevenção de diabetes melito. A paciente apresenta excesso de peso, hipertensão e níveis elevados de colesterol, mas sua glicemia de jejum (106 mg/dL) e hemoglobina glicada (A1C de 5,9%) indicam que ela ainda não se encontra no estágio de pré-diabetes.

De acordo com diretrizes médicas, a modificação do estilo de vida, que inclui perda de peso, aumento da atividade física e dieta saudável, é a medida mais eficaz para prevenir o diabetes em pessoas com fatores de risco, como a paciente descrita. Essas intervenções têm se mostrado mais efetivas do que o uso de medicações, como a metformina, para quem ainda não atingiu o limiar de pré-diabetes.

A metformina é geralmente recomendada quando há um diagnóstico claro de pré-diabetes ou outros fatores de risco mais agravados. Portanto, no caso desta paciente, a ênfase deve ser em alterações no estilo de vida.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo