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Q1308978 Serviço Social
Julgue as assertivas abaixo, que tratam sobre o Movimento de Reconceituação do Serviço Social:

I. O movimento de reconceituação do Serviço Social na América Latina teve lugar no período de 1955 a 1975, impulsionado pela intensificação das lutas sociais que se refratavam na Universidade, nas Ciências Sociais, na Igreja, nos movimentos estudantis, dentre outras expressões; II. Expressa um amplo questionamento da profissão (suas finalidades, fundamentos, compromissos éticos e políticos, procedimentos operativos e formação profissional), dotado de várias vertentes e com nítidas particularidades nacionais; III. Denunciava-se a pretensa neutralidade político-ideológica, a restrição dos efeitos de suas atividades aprisionadas em microespaços sociais e a debilidade teórica no universo profissional; IV. Os assistentes sociais assumem o desafio de contribuir na organização, capacitação e conscientização dos diversos segmentos trabalhadores e “marginalizados” na região.

Dos itens acima:
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Movimento de Reconceituação 1965-1975.

Ctrl C + Ctrl V do artigo Serviço Social na América Latina:1970-1980 REVISTA Em Pauta Número 20 - 2007 nota de rodapé da pág. 165.

Basta saber a primeira. Pra responder a alternativa certa.

O movimento de reconceituação do Serviço Social na América Latina teve lugar no período de 1965 a 1975,

impulsionado pela intensificação das lutas sociais que se refratavam na Universidade, nas Ciências Sociais, na

Igreja, nos movimentos estudantis, dentre outras expressões.

Ele expressa um amplo questionamento da profissão

(suas finalidades, fundamentos, compromissos éticos e políticos, procedimentos operativos e formação pro-

fissional), dotado de várias vertentes e com nítidas particularidades nacionais.

Mas sua unidade assentava-se na

busca de construção de um Serviço Social latino-americano: na recusa da importação de teorias e métodos

alheios à nossa história, na afirmação do compromisso com as lutas dos “oprimidos” pela “transformação social”

e no propósito de atribuir um caráter científico às atividades profissionais.

Denunciavam-se a pretensa neutralidade

político-ideológica, a restrição dos efeitos de suas atividades aprisionadas em microespaços sociais e a debilidade

teórica no universo profissional. Os assistentes sociais assumem o desafio de contribuir para a organização, a

capacitação e a conscientização dos diversos segmentos trabalhadores e “marginalizados” na região. De base

teórica e metodológica eclética, o movimento de reconceituação foi inicialmente polarizado pelas teorias

desenvolvimentistas.

Em seus desdobramentos, especialmente a partir de 1971, este movimento representou as

primeiras aproximações do Serviço Social à tradição marxista, haurida em manuais de divulgação do marxismo-

leninismo, na vulgata soviética, em textos maoístas, no estruturalismo francês de Althusser, além de outras

influências de menor porte.

Registra-se, entretanto, a ausência de uma aproximação rigorosa aos textos de

Marx.

Esse período coincide com a ditadura militar no Brasil, fazendo com que o debate aqui assumisse outras

tonalidades e recebesse distintas influências, especialmente do vetor modernizador e tecnocrático, combinado

com extratos da filosofia aristotélico-tomista no âmbito dos valores e princípios éticos. Verifica-se, no Brasil,

nesse período, um pólo de resistência a esta vertente modernizadora, liderado pela Escola de Serviço Social da

Universidade Católica de Minas Gerais (ESS/UCMG), integrado aos rumos do movimento de reconceituação

latino-americano, tal como se expressou nos países de língua espanhola.

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