A Higiene do Trabalho tem como objetivo a preservação da sa...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1814353 Segurança e Saúde no Trabalho
A Higiene do Trabalho tem como objetivo a preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, por meio da antecipação, do reconhecimento, da avaliação e possível controle de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho. A respeito, é correto afirmar que
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a C.

Comentário sobre a alternativa C:

A alternativa C está correta ao afirmar que o Índice de Bulbo Úmido-Termômetro de Globo (IBUTG) é um índice fundamental para avaliar a sobrecarga térmica no ambiente de trabalho. O IBUTG é utilizado para medir a exposição ao calor. Em ambientes onde não há exposição direta ao sol, a medição considera apenas a temperatura de bulbo úmido natural e a temperatura de globo, excluindo a temperatura de bulbo seco.

Análise das alternativas incorretas:

Alternativa A: Esta alternativa está incorreta. A medição do nível de ruído em decibéis (dB) deve ser feita no circuito de compensação “A” e não “C”, e geralmente se utiliza o circuito de resposta lenta (SLOW) em vez de rápida (FAST), para capturar uma média mais estável do ruído.

Alternativa B: A descrição dos tipos de amostragem não está totalmente correta. Enquanto a amostragem instantânea e contínua estão corretamente descritas, não existe um tipo especificamente chamado de "circunstancial" no contexto da higiene ocupacional. As amostragens são realizadas com base em procedimentos planejados e não de forma oportunista.

Alternativa D: A afirmação sobre a suscetibilidade individual às vibrações está incorreta. Na realidade, há sim variabilidade individual em resposta à exposição a vibrações, e os limites de exposição são guias gerais, não garantias de segurança absoluta para todos os indivíduos.

Alternativa E: Esta alternativa está errada quanto à definição de asfixiantes físicos. As asfixiantes físicas são substâncias que deslocam o oxigênio do ar, como o nitrogênio, e não aquelas que participam de reações químicas com o oxigênio, essas seriam consideradas asfixiantes químicas.

Esperamos que esta análise tenha esclarecido suas dúvidas sobre o tema abordado na questão! Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO C.

C) o Índice de Bulbo Úmido-Termômetro de Globo – IBUTG é um índice primário útil para a determinação da contribuição ambiental à sobrecarga térmica, sendo que em ambientes de trabalho onde inexista exposição direta ao sol, não se faz necessário considerar a temperatura de bulbo seco, mas apenas a temperatura de bulbo úmido natural e a temperatura de globo.

Gabarito C. Erros em vermelho

A alternativa A está incorreta.

“na avaliação dos níveis de ruído contínuo ou intermitente, que são medidos em decibels (dB), com instrumento de nível de pressão sonora operando no circuito de compensação “C” e circuito de resposta rápida (FAST) (lenta -SLOW) as leituras devem ser realizadas nas proximidades dos ouvidos do trabalhador.”

A alternativa B está incorreta.

“os principais tipos de amostragem de aerodispersoides, gases e vapores são as amostragens instantâneas (realizadas em curto intervalo de tempo), as amostragens contínuas (realizadas em intervalos de tempo, superiores a uma hora, podendo ser estendidas até por um turno inteiro de trabalho) e as circunstanciais (realizadas de forma oportunista, em face da percepção momentânea de risco).”

Não existem as tais avaliações oportunistas, ou são instantâneas com intervalos de 20 minutos entre elas, ou são contínuas, avaliando intervalos de 15 minutos (para avaliação dos TLV) ou até mesmo a jornada inteira.

A alternativa C está correta e é o gabarito da questão.

A alternativa D está incorreta.

Não só para vibrações, mas para todo os agentes ambientais, os LT são apenas fronteiras em que “se credita” que a “maioria” dos trabalhadores possas estar expostos sem sofrer danos à saúde. Destacar-se o vocábulo “maioria” pois não é possível prever as suscetibilidades individuais na determinação dos limites de tolerância.

A alternativa E está incorreta.

“são classificadas como asfixiantes físicos (químicos) aquelas substâncias que, ao ingressarem no organismo, têm ação fisiológica que compromete a perfeita oxigenação dos tecidos por possuírem grande afinidade química com a molécula de oxigênio e consumirem boa parte do estoque de oxigênio inalado antes que ocorra a troca aeróbica nos tecidos alveolares.”

Fonte: Prof. Edimar Monteiro. Estratégia Concursos

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo