Métodos clássicos para separação de proteínas se aproveitam ...
Métodos clássicos para separação de proteínas se aproveitam das propriedades que variam de uma proteína para outra, incluindo o tamanho, a carga e as propriedades de ligação. Uma técnica importante para separação de proteínas, sendo uma das principais técnicas moleculares utilizadas na identificação de DNA é a Eletroforese.
Assim, analise as figuras (a e b) abaixo e, com relação às características da técnica de eletroforese, assinale a alternativa correta:
Fonte: NELSON, D. L.; COX, M. M. Princípios de bioquímica de Lehninger. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.
I- De acordo com as Figuras a e b, a eletroforese de proteínas é realizada em géis compostos de polímeros reticulados de poliacrilamida. O gel de poliacrilamida age como uma peneira molecular, retardando a migração de proteínas aproximadamente em proporção à sua razão carga-massa. A migração também pode ser afetada pela forma da proteína.
II- A figura a demonstra que na eletroforese diferentes amostras são colocadas em poços ou depressões no topo do gel de SDS-poliacrilamida. As proteínas se movem para o gel quando um campo elétrico é aplicado. O gel minimiza as correntes de convecção causadas pelos pequenos gradientes de temperatura, bem como movimentos proteicos além daqueles induzidos pelo campo elétrico.
III- De acordo com a figura b proteínas podem ser visualizadas após eletroforese tratando o gel com um corante como o azul Coomassie, que se liga às proteínas, mas não ao gel em si. Cada banda no gel representa uma proteína diferente (ou subunidade de proteína). A migração de uma proteína em um gel durante a eletroforese é, portanto, em função do seu tamanho e formato, sendo que proteínas menores se movem através do gel mais rapidamente que as maiores e, portanto, são encontradas mais próximas da base do gel.
Está correto o que se afirma em: