Uma paciente de 27 anos de idade, grávida de 9 semanas, pro...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1687028 Medicina

Uma paciente de 27 anos de idade, grávida de 9 semanas, procura atendimento médico e é encaminhada pela obstetra para acompanhamento de lúpus eritematoso sistêmico (LES). Ela informa que foi diagnosticada com LES aos 20 anos de idade e relata manchas no corpo e dores articulares, porém, atualmente usando hidroxicloroquina, está muito bem controlada. Realiza-se exame de fator antinúcleo positivo (FAN) com resultado positivo 1/640 (padrão pontilhado fino) e anti-Ro/SS-A positivo. A profissional solicita que o médico clínico geral aconselhe e oriente a paciente a respeito das melhores condutas durante sua gestação.


Considerando esse caso clínico e os conhecimentos médicos correlatos, julgue o item a seguir.


A hidroxicloroquina (antimalárico), mesmo em dose baixa, não é segura na gravidez e deve ser suspensa. Poderá ser substituída por ciclosporina, que é um imunossupressor que pode ser usado com segurança na gravidez. Todavia, é bom lembrar que esse medicamento apresenta, como efeito colateral, hipertensão e aumento de creatinina, o que pode causar confusão, com lesão renal, nessa paciente.

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A afirmativa presente na questão está incorreta. A hidroxicloroquina é considerada segura durante a gravidez e é recomendada para pacientes grávidas com LES. Não há evidências de riscos teratogênicos ou aumento significativo de eventos adversos em fetos expostos ao medicamento. Além disso, a suspensão do medicamento pode levar a um aumento da atividade da doença, o que pode ser prejudicial para a saúde da mãe e do feto. Portanto, a paciente deve continuar usando a hidroxicloroquina durante a gravidez, desde que seja monitorada regularmente por um médico especialista em gravidez de alto risco. A substituição por ciclosporina pode ser considerada em casos de falha do tratamento com hidroxicloroquina ou quando for necessário um controle mais rigoroso da doença, mas deve ser avaliada com cuidado, pois apresenta possíveis efeitos colaterais, como hipertensão e lesão renal.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo