Em relação ao controle externo, analisar os itens. I. O con...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2522825 Controle Externo

Em relação ao controle externo, analisar os itens.


I. O controle externo tem como uma de suas competências a apreciação, para fins de registro, a legalidade dos atos de admissão de pessoal, a qualquer título, na administração direta e indireta.


II. O controle externo é exclusivamente exercido pelo Poder Executivo e é destinado apenas à fiscalização contábil das organizações públicas.


III. O controle externo não abrange a fiscalização das entidades da administração direta e indireta.


Está CORRETO o que se afirma:

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar o tema central da questão, que é o controle externo. O controle externo é a fiscalização realizada sobre as atividades financeiras e administrativas dos órgãos públicos, exercida principalmente pelos Tribunais de Contas, que atuam em nome do Poder Legislativo. Para resolver a questão, é necessário entender as competências e limitações do controle externo.

A alternativa correta é a A - Apenas no item I.

Justificativa:

Item I: Está correto. Uma das competências do controle externo, executado pelos Tribunais de Contas, é verificar a legalidade dos atos de admissão de pessoal na administração pública direta e indireta, para fins de registro. Isso significa que o Tribunal de Contas verifica se as contratações feitas pelos órgãos públicos estão de acordo com a lei.

Item II: Está incorreto. O controle externo não é exercido exclusivamente pelo Poder Executivo. Na realidade, a principal entidade responsável pelo controle externo são os Tribunais de Contas, que atuam em nome do Poder Legislativo, e não apenas para a fiscalização contábil, mas também administrativa e operacional das entidades públicas.

Item III: Está incorreto. O controle externo abrange, sim, a fiscalização das entidades da administração direta e indireta. Isso significa que os Tribunais de Contas fiscalizam órgãos como ministérios (administração direta) e autarquias ou empresas públicas (administração indireta).

Portanto, apenas a afirmação do Item I está correta, tornando a alternativa A a resposta correta.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Acho que todas estão erradas. No item I "a qualquer título " me soa errado pois os cargos em comissão não estão sujeitos a registro. Me corrijam caso contrário.

Também penso como o colega, Guilherme Sousa. Marquei a correta por eliminação, mas entendo que todas estão incorretas.

Gabarito letra A

concordo tb

Banca fundo de quintal

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo